desktop_cabecalho

Pátria Educadora: Documentário ajuda a entender a degradação da educação brasileira (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

No fim do mês de março, a produtora Brasil Paralelo lançou uma série de documentários chamada Pátria Educadora. São três episódios, que compõem uma das iniciativas mais importantes já feitas sobre o tema.

O primeiro traça um panorama sobre a história da educação no Ocidente. Depois de uma pequena introdução geral, os autores fazem uma espécie de timeline, com comentários breves, porém muito pertinentes, sobre as principais fases e sistemas de ensino, dos primórdios da civilização até hoje.

O segundo episódio é dedicado à história da educação no Brasil. Conta como foi a criação desse gigante e complexo sistema de ensino que submete a população a um conteúdo muito discutível, porém pouco discutido, principalmente pelos pais, que na maioria das vezes não têm consciência sobre os fundamentos filosóficos e ideológicos do conteúdo que os filhos estão aprendendo.

Esse segundo episódio faz uma contextualização adequada de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, que a maioria dos professores idolatra como se fosse um bom modelo de educador.

Justiça seja feita, Paulo Freire tem uma qualidade que admiro: a sinceridade. Ele nunca escondeu sua inspiração marxista, nem seu anseio de transformar alunos em revolucionários. Nunca escondeu que Che Guevara era seu modelo ideal de revolucionário, nem sua admiração pelo regime de Mao Tsé-Tung, o ditador comunista chinês, responsável pela morte de mais de 60 milhões de pessoas.

O terceiro episódio, chamado Guerra Contra a Inteligência, fala do estado atual das coisas e do analfabetismo funcional que assola o Brasil. A série está disponível no youtube da produtora Brasil Paralelo.

Se você não tem tempo nenhum, assista ao menos a última meia hora do terceiro episódio. Se você tem algum tempo, veja o terceiro inteiro. Se você tem tempo, veja os três episódios para entender os fundamentos e não ficar achando que certas coisas são teorias de conspiração.

Confira:

da Redação Ler comentários e comentar