Cuidados com a pele, cabelos e unhas são fundamentais no auge do Verão.

Tomar sol e ficar com aquele bronze invejável é extremamente gratificante, faz bem ao ego, nos dando aquela sensação de saúde, beleza e cor à pele. 

Permanecer bronzeada, tendo os cuidados com a pele, como filtro solar, hidratação, óleos, podem ajudar a manter a pele bonita e mais saudável, mas nunca devemos esquecer que os raios UV, cada vez mais incidem na pele, nos cabelos, que além de tudo ficam quebradiços, ressecados e menos em ordem, com a frequência constante da praia, da piscina e até de mergulhos em rios, cachoeiras... 

Não resta a menor dúvida que todo mundo quer ficar com a cor do Verão, mas para isso, deve, se precaver, em todos os sentidos, dando um trato efetivo à sua pele, cabelos e unhas, que normalmente ficam mais fragilizados, durante essa época de muita exposição solar.

Aqui vão as nossas dicas para as nossas leitoras, no sentido, de se protegerem, cuidando de forma eficiente e diária, desde bem preciosíssimo que é o corpo, dividido em pele, cabelos e unhas, que tanta atenção merecem, para se manterem joviais e renovados por muito mais tempo.


1. Hidratantes

Para repor a água perdida, use hidratante após o banho, com o corpo ainda úmido, em movimentos circulares do pescoço aos pés.




Usar filtros solares que contenham hidratante ou, caso não seja possível, usar um bom hidratante pós-sol. A Hidratação ajuda a acabar com problemas ocorrentes e ainda reforça sua defesa natural da pele.

Esqueça a embalagem bonitinha, dê preferência a hidratantes que tenham sua espessura mais fininha que não fiquem pesados ao aplicar no corpo, isso fará com que seu corpo absorva melhor e mais rápido o hidratante.

Outra dica é passe hidratante quantas vezes achar necessário durante o dia sua pele agradece. Se puder procure aplicar hidratante na parte da manhã e à noite, assim a pele ficará mais protegida. 

Então sem racionamento de cremes! mas também não encha a mão, fica mais fácil de ter uma pele hidratada.



2. Água

Muita gente se pergunta o que a água tem a ver com a pele hidratada, e tem tudo a ver, porque a hidratação não é de fora para dentro, mas sim de dentro para fora, de modo que a nossa pele será hidratada verdadeiramente com a água que bebemos, já que ela é a responsável por mais de 90% da hidratação.

 Uma pele saudável e hidratada não depende apenas do hidratante, afirmam os dermatologistas. "O uso de loções e águas termais também é bem-vindo para manter a pele sempre bem hidratada", conta Murilo Drummond.


Além disso, ingerir dois litros de água por dia é essencial para manter todos os nossos órgãos irrigados e funcionando corretamente, e a pele não foge dessa regra. "Não adianta gastar dinheiro com diversos produtos se o mais importante, que é ter uma alimentação equilibrada e beber muita água, não está sendo feito."

O que os hidratantes vão fazer é garantir que a água que foi ingerida não evapore. Ou seja, o hidratante é responsável pela “capinha de gordura” que evita a perda de líquidos.

3. Limpeza de pele diária

Os especialistas afirmam fazer a limpeza da pele diariamente em casa, usando sabonete específico para o seu tipo de pele, que pode ser complementada com um tônico facial. "Lembrando que sabonete esfoliante é pra ser usado no máximo uma vez por semana", diz a dermatologista.

Além disso, uma limpeza de pele mais profunda - para tratar acne, por exemplo - deve ser feita com um profissional uma vez ao mês ou a cada dois meses, dependendo do tratamento e do tipo de pele. "Eu, por exemplo, faço extração manual dos cravos com uma esteticista que trabalha no meu próprio consultório", diz a dermatologista.

4. Tenha a pele livre de pelos

Fuja do sol nas 24 horas após a depilação com cera quente ou fria. O produto pode manchar a pele. Nesse período, evite o mar e perfumes, e previna irritações.

5. Tome sol, mas faça isso com moderação!

Resista ao sonho de ficar bronzeada em um único dia. Lembre-se: a cor vai embora num piscar de olhos, mas as manchas, sardas e marcas de envelhecimento ficam para sempre.

6. Exagerou no sol e ficou ardida?

Limpe a pele com água fria e passe um hidratante para aliviar o ardor, reduzir a "vermelhidão" e impedir o ressecamento. Os cremes com aloe vera e pantenol são boas opções. Mas evite as loções que levam álcool na fórmula, e desidratam ainda mais a pele. E, se quiser uma solução caseira, faça uma compressa com chá de camomila bem gelado.

7. Descascou? Evite puxar as pelinhas

Durante o banho, massageie a pele suavemente, com as mãos, para que a pele vá se soltando naturalmente", ensina especialista. Mas não use buchas, que agridem a derme.

8. Lembre-se dos cotovelos, joelhos, calcanhares e pés

Para evitar a pele "craquelada", o dermatologista Adilson Costa indica cremes com ureia, lactato de amônia, vitamina E e silicone.

9. Não se esqueca do colo, pescoço e mãos

Essas áreas ficam diretamente expostas ao sol. Resultado: rugas e manchas. Para se proteger, use protetor solar e hidrate. No colo e pescoço, use o mesmo creme do rosto. Nas mãos, use um hidratante próprio para a região.

10. Manchas e pintas também possuem tratamento

Se você não se cuidou como deveria e agora é acompanhando o surgimento das pintas e manchas da sua pele, o ideal é procurar tá um profissional. "Antes de recomendar qualquer tratamento, é preciso ver se algumas dessas pintas têm aspecto maligno", declara o dermatologista.

Se não for o caso, os tratamentos podem variar desde cremes clareadores até peeling e luz pulsada. "Manchas e sardas devido ao sol são prevenidas com o uso do filtro solar, mas depois que aparecem geralmente são tratadas com laser ou luz intensa pulsada, sendo necessário até quatro sessões", diz especialista.

"O melasma (manchas escuras) sempre piora nessa época do ano, e os tratamentos que faço e recomendo para meus pacientes são os cremes clareadores, peelings a base de ácidos com poder clareador, dermaroller (tratamento com um roller cheio de microagulhas, que facilitam a penetração da medicação na pele), e laser, que promove a quebra do pigmento da mancha", completa a especialista.

11. Pode usar óleo corporal, sim!

"Fundamental na época do calor, ele forma uma película protetora sobre a superfície da pele, prevenindo a desidratação", explica profissional.

Para evitar que a pele fique engordurada, aplique umas gotinhas nas mãos, esfregue-as e espalhe no corpo molhado, após o banho, no boxe. Enxágue rapidinho em seguida.

Cabelos:

 1. Invista em um kit com xampu, condicionador e máscara de tratamento de uma linha específica para o verão. Esses produtos contêm protetor solar e são ricos em vitaminas e emolientes. Não se esqueça de checar qual é o mais indicado para o seu tipo de cabelo (seco, oleoso ou normal).

2. Use um bom leave-in. Aplicado após o banho, ele forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos; os em creme são mais indicados para quem tem cabelo seco. Quem tem cabelo misto também pode usar o creme, mas longe das raízes.
 3. Antes de ir à praia ou piscina, aplique um creme leave in com filtro solar (nessa época do ano é bem fácil de encontrar em farmácias, perfumarias e até no supermercado!). Reaplique depois que entrar na água.

 4. Na medida do possível, sempre enxágue os fios com água normal após um mergulho no mar ou piscina. Se não tiver uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral.

5. Se você passar muitos dias na praia ou curtindo a piscina, use um shampoo anti-resíduos uma vez por semana para limpar bem o cloro e o sal.

 6. Evite expor o cabelo a mais agressões com o secador e a chapinha (deixe para usá-los só em dias especiais!).

Ao deixar o cabelo secar ao natural, aposte em finalizadores que não contenham óleo na fórmula para dar um ar mais bagunçadinho - tipo aquele "estilo praia" que a gente adora!

• Oque é leave-in:

 O leave-in pode ser definido como um creme sem enxágue, que é aplicado nos fios após a sua completa lavagem e higienização. Geralmente, eles podem ser usados em todos os tipos de cabelo e se apresentam em diferentes texturas, desde as versões em creme até as mais fluidas.



Ponto de vista:

No nosso ponto de vista, os cuidados com a pele, cabelos e unhas são fundamentais no auge do Verão, porque a exposição mais demorada ao sol, ocasiona pele ardida, ressecamento, pele descascada pelo seu excesso. O mesmo acontece com os cabelos que ficam muito ressecados e também com as unhas, que ficam muito quebradiças e podem adquirir eventuais micoses.

É claro que quem está em época de férias, não quer ter tanto trabalho e quer curtir sem maiores preocupações o seu Verão e se esse for o seu caso, aproveite, curta, se divirta e se jogue nas lindas ondas do mar, mas sabendo que terá um trabalho e tanto para colocar o seu visual novamente em dia, após os excessos e delícias, que se permitiu, de forma descontraída e um pouco irresponsável.


Mais informações sobre a moda poderão ser adquiridas no http://www.anjinhadamoda.com/

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.

Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

                                https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online.

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas