desktop_cabecalho

A armadilha do Positivismo (veja o vídeo)

É preciso falar da corrente de pensamento mais influente no Brasil, que engana muita gente da direita

Ler na área do assinante

Muita se discute sobre socialismo, comunismo, liberalismo, conservadorismo, mas pouco se fala do positivismo, a ideologia mais influente e capciosa da história da nossa República. Não pretendo aqui me alongar muito, mas sim fazer um breve e introdutório resumo sobre essa corrente de pensamento engana muita gente da direita.

Criado por Augusto Conte, no Século IX, o positivismo prega a supremacia da razão, da técnica e da ciência. É isso que dá origem à tecnocracia, o "governo dos técnicos", como se bastasse colocar alguém tecnicamente capacitado num determinado cargo que bastaria para tudo dar certo. Essa ideia encontra eco tanto na esquerda quanto na direita. O problema é que essa ideia tem efeitos negativos, além de ser revolucionária e anti-cristã.

Um desses efeitos é que a técnica e a ciência sempre podem ser manipuladas para promoção de fraudes. Ou você já viu uma obra superfaturada que não tivesse uma boa justificativa técnica que muitas vezes serve de álibi ao fraudador? A ciência é um grande refúgio para canalhas.

Outro efeito é que se você defende uma sociedade gerida pela ciência, você fica refém da esquerda, pois é ela que domina a produção científica e acadêmica na área de ciências sociais.

Outro ainda que a suposta supremacia da razão é uma ideia ultrapassada. As neurociências, desenvolvidas nos últimas 30 anos, mostram que as emoções são tão fortes que facilmente colocam a razão a serviço delas, como está acontecendo agora, com sociedade amedrontada aceitando um remédio pior do que a doença nessa pandemia: os lockdowns.

Confira:

da Redação Ler comentários e comentar