desktop_cabecalho

O real significado de “quarentena” e o novo significado atribuído pela esquerda

Ler na área do assinante

A necessidade de mudar o significado das palavras é típica da esquerda. Ela tem a mania de fazer o que chama “ressignificação”, que é o método pelo qual atribui novo significado para as coisas de acordo com sua própria visão de mundo.

Isso é tão comum hoje que as pessoas nem percebem a tática. Vejam por exemplo essa maldita pandemia, onde as autoridades e todos os veículos de comunicação dizem estar vigorando uma “quarentena” - ainda que domiciliar.

Ora, quarentena jamais pode ser a palavra adequada para o processo pelo qual pessoas saudáveis se trancam em casa para não se infectarem na rua pelos que eventualmente estão doentes.

Desde que isso tudo começou eu nunca me referi a essa estupidez como “quarentena”. Para mim, o nome correto disso é RECLUSÃO DOMICILIAR VIGIADA, mas cada um que fale como quiser; o objetivo aqui é apenas desnudar a técnica da ressignificação linguística que se faz hoje em dia com praticamente tudo.

Vejam o significado da palavra quarentena no dicionário (Fonte: Michaelis).

“quarentena
qua·ren·te·na
sf
1 Período de tempo de 40 dias.
2 Período, originariamente de quarenta dias, de detenção ou isolamento, imposto a navios, pessoas ou animais procedentes de portos onde há doenças contagiosas.
3 Lugar onde tais elementos são detidos ou isolados para observação.
4 Conjunto de restrições impostas à entrada no lugar onde existe um caso de doença contagiosa ou saída dele.
5 Termo genérico para indicar períodos de observação a que estão sujeitas pessoas e cargas provenientes de áreas onde grassam doenças contagiosas.
6 Restrição ou interdição do transporte de animais, plantas ou mercadorias suspeitas de serem portadoras de doenças ou pragas.
7 POLÍT Isolamento imposto como penalidade social ou política a um país; bloqueio, boicotagem.
8 ECLES, ANT Nas concessões de indulgência, remissão equivalente a um determinado tempo de penitência na disciplina primitiva da Igreja: Indulgência de sete anos e sete quarentenas.
9 COL Grupo ou número de 40 pessoas ou objetos.
10 V quaresma, acepção 1.
11 Oração pública ou festividade que dura 40 dias.
12 COLOQ Abstinência sexual.
13 ADM Período que se segue à ocupação de um cargo público, durante o qual o ex-ocupante do cargo não pode ser contratado por uma empresa privada, a fim de que não venha a fazer uso de informações privilegiadas em proveito próprio, de outrem ou da empresa.
EXPRESSÕES
De quarentena: de lado, à parte, isolado: A pessoa suspeita de infecção grave deve ser colocada de quarentena.
Pôr de quarentena: deixar em observação para confirmar ou desmentir algo.”
Foto de Guillermo Federico Piacesi Ramos

Guillermo Federico Piacesi Ramos

Advogado e escritor. Autor dos livros “Escritos conservadores” (Ed. Fontenele, 2020) e “O despertar do Brasil Conservador” (Ed. Fontenele, 2021).

Ler comentários e comentar