desktop_cabecalho

Certificação Sensorial: um passo além da rastreabilidade

Ler na área do assinante

Em viagem pela Europa, numa região chamada Francia Corta, na Itália, ao lado de Brescia, são produzidas uvas especiais que se transformam em vinhos e destilados, grapas fantásticas como uma que degustei chamada Acquavite de castanha. Imaginem que um hectare de terra aqui custa mais de um milhão e quinhentos mil euros, ou seja, estamos na terra do agronegócio sofisticado, fino e do luxo.

Mas, a lição hoje foi a de mergulhar na próxima revolução da gestão do agronegócio chamada Certificação Sensorial. Já estamos com selos, certificados de origem e rastreabilidade dentro do agronegócio brasileiro. A próxima mudança vem com um estudo que assegura o consumidor se aquela laranja, tomate, café, carne, leite ou soja, está dentro de padrões sensoriais. Quer dizer que, a medida em que o produtor certifica a sensorialidade do produto, ele estaria dizendo para você que aquele produto, além de ter rastreabilidade e segurança alimentar, ele também tem dentro dele, o padrão esperado para sua qualidade vitamínica, de sabor, de cheiro. E tudo isso muito acima do padrão da beleza. Se os melhores experts em qualidade dos alimentos aprovassem o produto, por exemplo, esse estaria dentro dos padrões sinestésicos de qualidade.

Muita comida vai para o lixo por estar feia, o pimentão que não ficou bonito, a laranja que não ganhou o troféu de miss Brasil, ou a manga que não passou no teste de top model. Com a certificação sensorial, tudo isso será desvendado, e o que vai interessar cada vez mais no agronegócio será a sua qualidade efetiva e sensorial, acima de outros padrões estéticos que só servem ao desperdício.

Em Francia Corta, na Itália, ao lado do Dr. Luigi Odelo, da Universidade de Udine, e do Instituto Assaggiatori, participei de um show de análise sensorial, com a grapa, Acquavite di Castagne.

Se vier a Itália, não deixe de visitar o Borgo Antico San Vitale, no Borgonato di Corte Franca, e você pode ver tudo isso também pela internet, através do website: www.borgoanticovitale.it

Direto da Europa, estudando o agronegócio a partir das cidades, para compreender a agrossociedade. E agora vem aí, certificação sensorial, um passo além da rastreabilidade.

José Luiz Tejon Megido

 Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.

                                                        https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online.

da Redação Ler comentários e comentar