desktop_cabecalho

Nos bastidores de Brasília um jogo sórdido e sombrio para impor uma reeleição

Ler na área do assinante

Está previsto para agosto ou setembro a propaganda da reeleição da presidência do Senado para o próximo ano. Está sendo contada como certa a permanência do atual presidente da casa.

O que consta no lado sombrio dos corredores é uma articulação ferrenha com senadores para aprovarem uma PEC que permitirá a mudança da Constituição para que possa ser executado o plano de permanência da atual presidência por meio de reeleição.

Caso o plano da PEC não aconteça, o que se escuta é uma articulação com os Ministros do STF para ser concretizada a tal articulação, de maneira nada ortodoxa aos olhos de quem realmente é patriota.

Se não tivermos como barrar essa conduta agora, não teremos mais como resolver e ficaremos como espectadores de um filme de terror por mais alguns anos.

Continuaremos vendo o Brasil querendo sair do buraco e pedindo socorro e os “homens da caneta” deixando o povo sofrer mais e mais. Pois se isso acontecer no Senado, com certeza acontecerá na Câmara e teremos um presidente da casa que começou como tampão, ficar por muitos anos no cargo.

Por incrível que pareça quem se mostra contra essa articulação é um dos maiores partidos da casa, o MDB. Claro que deve ser pelo “tamanho do osso”, mas podemos ter como uma luz de esperança.

Essa atitude é simplesmente antidemocrática e consta na Constituição Federal de 1988, que na época que foi promulgada não imaginavam que poderia ter um governo conservador tomando conta do país em favor do povo. Agora só resta contarem com “ajuda” para continuarem rasgando a Constituição.

No caso do Executivo um mandato vai de 2018 até 2022. Já no legislativo, Senado e Câmara de Deputados Federais, os presidentes tem mandato de dois anos. Os atuais presidentes dessas casas têm mandato de 2018 ao final de 2020. Isso é o que consta na Constituição Federal, mas que parece ser só um detalhe a ser superado por quem quer continuar no poder.

Quem pode nos ajudar nessa missão e afrontar esse plano sombrio?

Nós mesmos. Somente o povo falando, gritando para alertar as atitudes dos nossos políticos. Não temos ninguém que vá resolver os problemas causados por nossos votos no passado, nossas escolhas erradas. E pelo que vejo nas pesquisas para eleição a cargos de prefeitos, ainda estamos longe de aprender a força e o poder de um voto.

Precisamos urgente barrar essa sandice que é sussurrada nos corredores de Brasília ou afundaremos de vez.

Foto de Claiton Appel

Claiton Appel

Jornalista. Diretor da Ordem dos Jornalistas do Brasil.


Ler comentários e comentar