desktop_cabecalho

Dia mundial sem tabaco. Quais as cidades que mais fumam no Brasil?

Dados do Ministério da Saúde mostram que Porto Alegre é a capital com maior índice de fumantes do Brasil.

Ler na área do assinante

Hoje (31), comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo lembrar os perigos do fumo, discutir as estratégias da indústria para seduzir novos usuários e provocar ações contra o tabaco. 

No Brasil, o índice de fumantes caiu 30,7% nos últimos nove anos, segundo o Ministério da Saúde. mesmo assim,10,8% da população no país, ainda é de fumantes. 

O governo tem como meta chegar a 9,1% de fumantes no país até 2020. Em 2013 e 2014, foram gastos R$ 41 milhões para a compra de medicamentos utilizados no tratamento contra o tabagismo.

Dados do Ministério da Saúde mostram que Porto Alegre é a capital com maior índice de fumantes do Brasil. Na capital gaúcha, 17,9% dos homens com mais de 18 anos se declaram fumantes. Entre as mulheres também acima de 18, 15,1% dizem ser tabagistas. Belo Horizonte é a segunda capital com maior porcentual de homens fumantes (16%) seguido por Cuiabá (15,6%). Entre o grupo feminino, a segunda capital com maior porcentual de tabagistas é São Paulo (13%), seguido de Curitiba (15,6%). 

O tabagismo é menos recorrente em Fortaleza (8,6%), Salvador (9%) e São Luís entre os homens. No público feminino, São Luís, Palmas e Teresina se destacam como as três capitais com menores indicadores de fumantes (respectivamente 2,5%, 3% e 3,1% de mulheres fumantes),

No Brasil, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano, segundo o ministério. O tabaco também está relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão. Estima-se que 27.330 novos casos desse tipo de câncer devem surgir no país em 2015.

O cigarro ainda contribui para 25% das mortes por anginas e por infartos do miocárdio, 45% das mortes por infartos em pessoas com menos de 65 anos, 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar.

da Redação Ler comentários e comentar