assinante_desktop_cabecalho
assinante_desktop_menu_principal

Olavo de Carvalho desafia Barroso para um debate! E agora Barroso? Vai arregar? (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Luis Roberto Barroso é uma figura peculiar. Enquanto nos EUA, os ministros da Suprema Corte são bastante recatados e muito raramente se manifestam na mídia (ou fora dos autos do processo), Barroso parece gostar mesmo é dos holofotes. Pessoas de fora que acompanham o ministro, podem ter a impressão de que na verdade ele está a tentar uma carreira como YouTuber.

Que fique claro, não defendo, de forma alguma, que o ministro não possa se manifestar ou emitir sua opinião política em qualquer assunto que seja, mas ao tornar suas posições públicas constantemente, (principalmente suas discordâncias perenes com o governo Bolsonaro) ele coloca em risco a imparcialidade de seu julgamento e se coloca numa posição de suspeição, caso venha a precisar julgar alguma ação envolvendo o governo.

Barroso já disse que as escolhas de militares para compor o governo por parte de Bolsonaro era “o que ocorria na Venezuela” e já declarou que se o presidente descumprir decisões judiciais (ainda que abusivas) ficará sujeito ao impeachment. Barroso frequentemente fala também sobre a necessidade do diálogo e de “entender o outro lado”.

Pois bem, finalmente o ministro terá a chance de provar que realmente está aberto ao diálogo e a escutar seus adversários. O professor e filósofo Olavo de Carvalho, convidou o ministro para um debate. Barroso poderá mostrar ao país todo, que oferece à conservadores, as mesmas oportunidades de diálogo que oferece à esquerda. Poderá dar o passo inicial na tolerância que ele tanto prega.

A verdade é que as chances de Barroso aceitar este debate são remotíssimas. E a razão é simples. O ministro do STF sabe que não pode provar todas as acusações que fez contra a direita. Barroso constantemente fala sobre “discurso de ódio” e “Fake News” e de populismo de extrema-direita, sem nunca citar exemplos específicos.

Luís Barroso também não está acostumado a ser contrariado. Suas lives e seus “debates” são com pessoas que jamais o desafiariam intelectualmente, como o imitador profissional de focas, Felipe Neto. Não acho que o ministro tenha coragem de sair de sua zona de conforto, e enfrentar alguém que realmente o questionaria, ao invés de apenas aplaudir tudo que ele diz.

De qualquer forma, parabéns ao professor Olavo de Carvalho por se dispor a debater e a iniciar um diálogo. Não ter medo de enfrentar seus adversários, no campo das ideias, é a marca de um verdadeiro intelectual.

Confira:

Frederico "Fred" Rodrigues

Escritor, Empresário e Comentarista Político. 
Membro fundador da Frente Conservadora de Goiânia e Membro da Direita Goiás.

assinante_desktop_conteudo_rodape

Comentários