desktop_cabecalho

Vamos conquistar nossa independência definitivamente

Ler na área do assinante
Já podeis da Pátria filhos,
Ver contente a Mãe gentil!
Já raiou a Liberdade
No Horizonte do Brasil,
Já raiou a Liberdade
Já raiou a Liberdade
No Horizonte do Brasil!

Ao contrário do que muitos chegam a imaginar, a proclamação de independência do Brasil não foi comemorada por todas as províncias que receberam a notícia. Depois da proclamação, o imperador Dom Pedro I teve grande trabalho para conter as várias revoltas que ocorreram contra o processo de independência.

A vitória do governo brasileiro na Bahia de 7 de setembro de 1822 até 2 de julho 1823, foi de importância fundamental para que outros levantes de menor proporção também fossem sufocados.

Nas províncias do Maranhão, Piauí, Alagoas, Sergipe e Ceará aconteceram outras tentativas de resistência que não conseguiram de fato ameaçar a ordem instituída. Além disso, os moradores da Cisplatina, atual Uruguai, também viram na transição uma oportunidade de se livrar do julgo brasileiro.

Brava Gente Brasileira
Longe vá, temor servil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Quando se conta uma história, o fato termina em seu final, por vezes feliz, outras nem tanto, mas sempre com ensinamentos para a vida. Hoje é o dia de comemorar a liberdade e continuamos lutando por ela, como no passado. Hoje, o povo brasileiro continua atento aos fundadores e seus ideais do Brasil com seu povo heróico. Todos devem acreditar no Brasil. O Brasil tem História.

Uma História com verdadeiros líderes, respeitados intelectuais e grandes heróis nacionais. Alguns, conhecidos; muitos, ignorados. Uma História tão bela e grandiosa quanto desprezada e vilipendiada por anos de destruição da identidade nacional. Muitos que não acreditam na nossa pátria e tem Marighella e seu manual terrorista como ideal vem criticando a iniciativa de personalizar heróis do dia a dia. Aqueles cidadãos que realmente fizeram a diferença, aqueles que saem do anonimato, gente do povo que com bravura mudou os destinos de pessoas.

Acrescente-se nesse rol o grupo da saúde que não politizou uma pandemia e lutou para salvar vidas; os policiais federais e rodoviários federais que como sempre protegem a sociedade em detrimento da própria vida; os militares que mesmo em tempo de paz lutam uma verdadeira guerra contra o Coronavírus e todos aqueles que mantiveram a nossa economia rodando para evitar um mal maior.

Parabéns; já somos livres;
Já brilhante, e senhoril
Vai juntar-se em nossos lares
A Assembleia do Brasil.
Vai juntar-se em nossos lares
Vai juntar-se em nossos lares
A Assembleia do Brasil.

Temos que agradecer a todos aqueles que passaram pela história brasileira e deixaram suas marcas, ajudaram a erguer nossa Nação. Uma saga interminável, um eterno erguer de valores pátrios e uma reflexão sobre o futuro para nossos filhos!

Foto de Carlos Arouck

Carlos Arouck

Policial federal. É formado em Direito e Administração de Empresas.

Ler comentários e comentar