desktop_cabecalho

Mais uma vez, o "pega na mentira" em FHC (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Em um artigo publicado no Estadão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a reeleição criada em 1997, por ele mesmo, foi “historicamente” um erro.

“Cabe aqui um ‘mea culpa’. Permiti, e por fim aceitei, o instituto da reeleição. Verdade que, ainda no primeiro mandato, fiz um discurso no Itamaraty anunciando que ‘as trevas’ se aproximavam: pediríamos socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Não é desculpa. Sabia, e continuo pensando assim, que um mandato de quatro anos é pouco para ‘fazer algo’...”, diz o artigo de FHC.

E prosseguiu:

“Tinha em mente o que acontece nos Estados Unidos. Visto de hoje, entretanto, imaginar que os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição é ingenuidade.[...] Devo reconhecer que historicamente foi um erro: se quatro anos são insuficientes e seis parecem ser muito tempo, em vez de pedir que no quarto ano o eleitorado dê um voto de tipo ‘plebiscitário’, seria preferível termos um mandato de cinco anos e ponto final.”

Este discurso um tanto ‘estranho’, denota total oportunismo de FHC, na medida em que algumas questões ficaram nas “entrelinhas”:

Porque demorou tanto tempo para dizer tal coisa?
Será que ele precisou de 23 anos para descobrir que estava errado e justamente no mandato de um ‘verdadeiro’ conservador de direita ele resolveu manifestar-se?
Por que na era PT, de Lula e Dilma - que também se reelegeram - ele calou-se?

Um vídeo que circula na web, mostra um FHC totalmente diferente deste “arrependido”.

É o "pega na mentira"!

Confira:

Com todas as questões expostas, agora só resta uma...

Qual é a trama da vez?

Fortaleça o jornalismo independente do Jornal da Cidade Online.

Faça agora a sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar