desktop_cabecalho

Vamos vender a Amazônia para o medíocre Biden???

Ler na área do assinante

Vamos vender a Amazônia?

Em troca eles são obrigados a ficar os próximos 500 anos sem tocar em um milímetro da floresta.

O candidato à presidência dos EUA, Jon Biden disse que vai pagar 20 bilhões de dólares para preservarmos nossas florestas e, caso não fizermos isso, irão impor sanções econômicas.

A resposta de Bolsonaro foi a esperada, de que o Brasil não tem mais um governo que aceita subornos, como os anteriores. Mas podemos oferecer um acordo. Vamos vender a Amazônia pra eles, já que gostam tanto dela?

Cálculos indicam que estes mais de 80% de área preservada renderiam ao Brasil 7 trilhões de reais por ano. Vamos calcular os 500 anos que estamos aqui, considerando a chegada de Cabral, e multiplicar por esta cifra. O resultado daria o valor para que fossem então os donos de toda esta porção gigantesca de florestas. Em dólares, considerando a cotação de hoje, daria 648 trilhões em moeda americana aos cofres do país. Mas não poderíamos nos contentar apenas com isso, apesar da soma incrível (se dividirmos o dinheiro para cada brasileiro daria cerca de 3 milhões de dólares).

Em troca, eles seriam obrigados a passar os próximos 500 anos sem tocar em um milímetro desta área. Desmatamento e exploração tem que ser igual à zero. Terra intocada, do jeitinho que eles gostam (agora que já destruíram o que tinham nos próprios territórios!!!).

Claro que isso é apenas uma ironia, pois jamais venderíamos a Amazônia e eles jamais teriam como pagar o valor. Além disso, não resolveríamos os nossos problemas, ainda que cada brasileiro recebesse 3 milhões de dólares, pois seríamos um país de milionários, mas que em poucos meses estaria quebrado economicamente e o próprio dinheiro passaria a não valer mais nada.

Afinal, imagina todo mundo milionário, balançando na rede e tomando água de coco, sem fazer nada, esperando alguém produzir, plantar, colher, tocar as fábricas, os serviços básicos e etc.

O fato é que, mesmo dando a Floresta Amazônica de graça para qualquer país que nos acusa de desmatamento, nenhum deles seria capaz de manter estas áreas intocadas e protegidas como se estivessem em uma cúpula (é o que eles exigem de nós!).

Fariam justamente o contrário e iniciariam a exploração descontrolada, imediatamente, pois é isso que eles sabem fazer.

O resto é hipocrisia!

Mário Abrahão. Jornalista, trabalha com produção de textos, rádio e televisão desde 1996. Pós-graduando em Ciência Política e em Gestão de Comunicação e Mídias Digitais, foi repórter setorista, em Brasília, desde junho de 2011 até o final de 2019. Reside agora em Jundiaí-SP, onde se especializa e prepara novos projetos de comunicação, com foco na política da região.

Fortaleça o jornalismo independente do Jornal da Cidade Online.

Faça agora a sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Ler comentários e comentar