desktop_cabecalho

O Brasil reage e comércio apresenta o melhor resultado para agosto dos últimos 20 anos

Ler na área do assinante

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE e divulgada nesta quinta-feira (08), mostra que o setor apresenta a quarta alta consecutiva neste ano.

Durante o mês de agosto, as vendas ficaram 3,4% maiores do que julho e 6,1% maiores do que em agosto de 2019.

Esta é a quarta alta consecutiva do indicador em 2020. As vendas acumulam queda de 0,9% no ano e, nos últimos 12 meses, alta de 0,5%.

Após recorde de queda no comércio registrado nos meses de março e abril, o setor começou uma trajetória positiva em maio, aumentando o volume de vendas.

O gerente da PMC, Cristiano Santos, afirma que o setor registrou o pior resultado em abril. “O varejo em abril teve o pior momento, com o indicador se situando 18,7% abaixo do nível de fevereiro, período pré-pandemia. Esses números foram sendo rebatidos nos meses seguintes, até que em agosto o setor ficou 8,9% acima de fevereiro”, afirma.

As principais altas são nos setores de tecidos, vestuário e calçados (30,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%).

Fortaleça o jornalismo independente do Jornal da Cidade Online.

Faça agora a sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar