desktop_cabecalho

Marqueteiro do PSOL tenta burlar a lei e Justiça ordena a retirada da propaganda de Boulos com Wagner Moura (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Nesta sexta-feira, 09, a Justiça Eleitoral determinou a “imediata suspensão” da exibição de um comercial do candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, no qual ele recebe o apoio do ator esquerdista Wagner Moura.

A decisão foi do juiz eleitoral Guilherme Silva e Souza, da 2° Zona Eleitoral de São Paulo.

O magistrado acatou o argumento de que o comercial viola a legislação eleitoral sobre propaganda gratuita, pois extrapola a limitação legal do tempo de aparição de apoiador na gravação, que é de 25% do tempo total de exibição, nos termos do artigo 54, da Lei 9.504/97.

“No caso em questão, a peça publicitária faz uso da presença de apoiador em aproximadamente a totalidade do tempo de exibição pertencente ao candidato, 16s do total de 17s, conforme mídia carreada aos autos pela representante, flagrante a violação à legislação eleitoral”, diz a decisão.

O marqueteiro Chico Malfitani, responsável pelos programas de TV de Boulos, disse que seguiu o espírito da lei eleitoral ao usar a voz de Wagner Moura em “off” enquanto a imagem dos candidatos aparecia na tela.

“Entendo o espírito da lei, é correto, não pode substituir o candidato por um ator. Mas no nosso caso o Wagner foi o locutor e a imagem que aparecia na tela era de Boulos e Erundina. Nós temos apenas 17 segundos, nosso programa é sério. Voltamos ao tempo da censura?”, reclamou o marqueteiro de Boulos.

Agora, a chapa psolista terá o desafio de adequar as falas de dezenas de artistas importantes que apoiam Boulos às regras legais, em apenas 17 segundos.

Confira a propaganda "ilegal" com a participação de Wagner Moura:

Fortaleça o jornalismo independente do Jornal da Cidade Online.

Faça agora a sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar