desktop_cabecalho

A Venezuela chavista e o mito do Estado inocente

Ler na área do assinante

Durante os últimos 20 anos, a máquina de propaganda chavista e seus aliados latino-americanos socializaram a ideia de que os governos de Chávez e Maduro são vítimas de uma conflagração imperial norte-americana cujo objetivo é controlar as reservas de petróleo da Venezuela.

Essa teoria se consolidou nos círculos acadêmicos das ciências sociais quase como uma verdade histórica, inclusive, no momento presente em que o mercado internacional de petróleo apresenta excesso de oferta, as reservas provadas desse hidrocarboneto aumentaram substancialmente e os Estados Unidos conseguiram prescindir das exportações de petróleo venezuelano sem gerar efeitos significativos no comportamento da cotação do barril de petróleo.

A tese, portanto, é incorreta e não faz justiça às milhões de vítimas das atrocidades cometidas pela ditadura durante os últimos vinte anos.

O cientista político venezuelano William Clavijo Vitto, doutor em políticas públicas pela UFRJ e fundador da Rede de Venezuelanos no Brasil (REDEVEN), desvenda toda essa história, em artigo exclusivo publicado na Revista A Verdade.

A 6ª edição da Revista A Verdade está no ar, mas o acesso é exclusivo para os assinantes do Jornal da Cidade Online.

Se você ainda não é assinante, faça agora mesmo a sua assinatura.

É rápido. É fácil.

Sua assinatura estará ajudando a fortalecer o jornalismo independente do Jornal da Cidade Online.

Basta clicar no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar