assinante_desktop_cabecalho

Avassalador na reta final, o 'vira virou' de Trump contra Biden, indica a mais recente pesquisa

Ler na área do assinante

No dia 22 de Outubro a empresa de pesquisas Rasmussen Reports mostrou que a avaliação positiva do presidente americano passou a superar a sua avaliação negativa.

Os números daquele dia foram os seguintes: 52% de Aprovação X 48% de Desaprovação (1).

Porém, as pesquisas de intenção de voto da mesma fonte ainda indicavam uma vantagem de Biden.

Hoje (26/10), a mesma empresa divulgou uma nova pesquisa sobre a corrida presidencial nos EUA, segundo a qual o atual mandatário e candidato Republicano passou a liderar também a disputa presidencial direta, em nível nacional. Os resultados de hoje são os seguintes: Trump 48% X Biden 47% (2).

A outra notícia favorável para a Casa Branca é que a avaliação do governo Trump também voltou a subir hoje (26/10), passando a ser de 6 pontos percentuais a favor da sua aprovação. Os resultados de hoje são os seguintes: 52% de Aprovação X 46% de Desaprovação (1).

Trata-se do melhor resultado da série histórica de avaliação desde o dia 18 de Setembro, quando a diferença era de 7% pela Aprovação.

Dinâmica da Virada

Embora o resultado seja bastante próximo, e possa ser considerado um empate técnico, o que se percebe é que os números foram se invertendo gradativamente.

Biden vem mostrando uma tendência de queda contínua na pesquisa Rasmussen, e perdeu 5 pontos nos últimos 4 levantamentos.

Trump vem apresentando crescimento constante, e ganhou 8 pontos no mesmo período.

A virada na liderança da pesquisa de intenção de voto presidencial se deu, portanto, em um processo lento e gradual, o qual vem sendo corroborado por outros números da mesma empresa, como a avaliação diária, e também pesquisas nos estados, visto que a Ramussen apresenta dados de liderança de Trump também em estados estratégicos como Florida, Ohio e Carolina do Norte, embora todos com pequena margem de diferença.

Números Atualizados

Os últimos números da empresa Rasmussem foram os seguintes:

Dia 07/10: Biden liderava por 12% (52% X 40%)
Dia 14/10: Biden Liderava por 5% (50% X 45%)
Dia 21/10: Biden liderava por 3% (49% X 46%)
Dia 26/10: Trump lidera por 1% (48% X 47%)

O campo de batalha eleitoral americano é marcado pela diversidade de informações, e muitas pesquisas de opinião são apresentadas, cabendo aos eleitores escolherem aquela pesquisa cuja metodologia melhor lhe agrade.

Porém, a empresa de pesquisas Rasmussem foi aquela que chegou mais perto dos resultados reais de 2016, conforme comparativo publicado pelo New York Times em 18 de Outubro daquele ano (3).

Os seus resultados mais assertivos derivam de uma tecnologia mais avançada, eis que utiliza pesquisa telefônica automática através de uma central digital.

Apesar disso, é importante frisar que a liderança na intenção de voto não significa vitória ou derrota automaticamente na eleição dos Estados Unidos, pois a decisão final é feita pelo cômputo dos delegados, o qual tem como base a vitória em cada um dos estados, isoladamente.

A pesquisa pela corrida presencial americana publicada hoje (26/10) ouviu 1.500 pessoas entre os dias 21-22 e 25 de outubro, com uma margem de erro de 2,5% e um nível de confiança de 95%.

Referências:

(1) https://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/trump_administration/trump_approval_index_h...

(2) https://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/elections/election_2020/white_house_watch_o...

(3) https://www.nytimes.com/newsgraphics/2016/10/18/presidential-forecast-updates/newsletter.html

Outras referências:

https://www.rasmussenreports.com/public_content/archive/white_house_watch_2020/white_house_watch_oct07

https://www.rasmussenreports.com/public_content/archive/white_house_watch_2020/white_house_watch_oct14

https://www.rasmussenreports.com/public_content/archive/white_house_watch_2020/white_house_watch_oct21

Você quer saber como ajudar o Jornal da Cidade Online?

É simples, fácil e rápido...

Só depende de você!

Faça agora a sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

assinante_desktop_conteudo_rodape
Ler comentários e comentar