desktop_cabecalho

Auto estima, riquezas... E porque o mundo teme o Brasil

Ler na área do assinante

Para começar, gostaria de lembrar que o número de ONGs na chamada AMAZÔNIA LEGAL, que inclui 9 Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão), soma a incrível marca de 15.919 segundo o IBGE, mas só o Nordeste possui cerca de 44.496 ONGs das cerca de 800 mil que estão cadastradas no Brasil. Em muitas delas, a presença de interesses “ocultos ou explícitos” de quem não está aí para proteger os interesses do nosso país.

É meus amigos: o Brasil não é para os fracos...

Apenas para citar algumas das missões atribuídas a algumas dessas ONGs Presentes na Amazônia Legal, podemos citar as que foram introduzidas pelos produtores de milho dos EUA para “ajudar a atrapalhar” o desenvolvimento de nossos produtores Rurais na região.

Já que existe uma demanda crescente por alimentos, eles os produtores Norte Americanos decidiram que esse aumento de demanda do mercado pertence a eles...e eu não estou inventando: isso está escrito numa campanha que eles criaram. Está escrito para quem quiser ler, não se trata de narrativa, boato ou “teoria da conspiração”!

É “cumpanheros”...nada é aleatório nesse “mundão veio e sem portera” dos interesses globais: existem objetivos e métodos na “guerra comercial Global”. Uma guerra que está longe de acabar...

Então, não se espantem... como disse, essa guerra vai longe, vai se acirrar ainda mais e envolve não apenas o AGRONEGÓCIO do Brasil, cujo crescimento da produtividade bate recorde sobre recorde nos últimos anos e vai continuar a crescer contra tudo e contra todos: existe uma conjunção de fatores que colocam o Brasil no centro das atenções Globais.

Vou citar alguns desses fatores...

A QUESTÃO DA AUTOESTIMA

Tenho defendido em vários dos meus artigos que o Brasil começa a recuperar sua autoestima depois de mais de 500 anos de exploração e subserviência (é claro que isso é um processo e vai levar tempo, mas já começou). Durante todo esse tempo, o povo brasileiro foi manipulado de infinitas formas, mas sobretudo pelo establishment Oligárquico que se empenhou e com sucesso em manter nossa baixa autoestima, também conhecida como “complexo de vira latas” que sempre nos caracterizou.

Um povo sem autoestima é um povo dominado e submisso!

Dessa forma, nesse tempo todo a população esteve à mercê dos interesses das Oligarquias e demais interesses corporativos que sempre deram as cartas por aqui e que inclusive, “produziram” as nossas 7 constituições, principalmente a última gestada em 1988 e que é uma aberração jurídica, tamanha complexidade com seus 245 Artigos (dentre as mais de 16.000 propostas avaliadas pela assembleia constituinte) e mais de 100 emendas, 108 para ser exato sendo que ainda tramitam na câmara quase 2000 PECs – Propostas de Emendas Constitucionais (apenas comparando: a Constituição dos Estados Unidos que tem 231 anos possui apenas 7 Artigos e 27 Emendas).

Tantas mudanças em nossa carta magna servem para dizer uma coisa: mesmo com tantos artigos e emendas, ela não atende ao Brasil como deveria e talvez, nem mesmo às corporações que não previam o surgimento das Redes Sociais que são um turbilhão em nossa sociedade e, de certa forma, deixaram seus interesses inadequados ou desprotegidos, também.

Mas de toda forma, as nossas Constituições foram feitas para confundir e contribuir para que os interesses corporativos, detentores do poder (direta e indiretamente) pudessem através desse emaranhado legal e que agora, nos últimos tempos, mais ainda com a atuação “criativa” do supremo, parece nos dar uma “constituição à parte”. Ou seja, com uma constituição tão confusa, sua interpretação criativa mais parece “constituir” um governo paralelo, algo que é preciso mudar...o que só se fará com eleições e elas sempre acontecem numa “democracia”. Aliás, DEMOCRACIA é talvez o único conceito inscrito na CONSTITUIÇÃO sobre o qual não paira nenhuma dúvida: o poder emana do povo.

Resumindo: desde 15 de novembro de 1889, quando da proclamação da “suposta” República, as Cartas magnas mantiveram e preservaram a subserviência dos “Brasileiros Comuns” ao jogo de interesses e do poder que desde sempre, manda ... e desmanda no Brasil. E vem daí, sem dúvida, a nossa histórica BAIXA AUTOESTIMA.

Mas isso começou a mudar em 2018...quando o Povo Brasileiro se rebelou, primeiro nas Redes Sociais e depois nas Urnas: e é a isso que tenho chamado do resgate da nossa autoestima: um processo iniciado nos últimos 5 anos e que não tem data para acabar.

E o que é Autoestima, no caso do Brasil?

Em primeiro lugar: representa a possibilidade de acreditar em si mesmo, na capacidade que cada um de nós tem em se dedicar e buscar oportunidades.

Representa de fato a voz do Povo e da sociedade Brasileira pela primeira vez.

Representa a não aceitação da manipulação da “grande mídia” contaminada.

Representa um basta à corrupção endêmica (mesmo que a impunidade ainda não tenha sido conquistada completamente..., mas será).

Representa repudiar a todo aquele que não ama o Brasil e os Brasileiros: e eles são conhecidos hoje como jamais o foram.

Representa acreditar e apoiar em quem ama o Brasil e os Brasileiros o que se demonstra com ações e não com retórica ou demagogia.

Enfim, representa voltar a acreditar no Brasil, no nosso potencial e nessa nação maravilhosa, feita de gente da melhor qualidade, fruto de uma riqueza Étnica e Cultural, que agora passa a ter a possibilidade de se afirmar e progredir como Nação e como País.

AINDA SOBRE O COMPLEXO DE VIRA-LATAS

Por muitos e muitos anos nos fizeram crer que o que era bom é o que vinha de fora ou estava fora do nosso País. Essa imagem, distorcida da nossa realidade ou possibilidade, uma vez que já tínhamos uma indústria forte, uma agricultura forte, um turismo forte e tantas outras coisas legais, nos levava a não valorizar o que tínhamos de melhor... e por décadas, deixamos de acreditar no nosso potencial, nos nossos valores, nas nossas conquistas e principalmente, no nosso potencial em relação ao resto do Mundo: seja como economia ou seja como gente.

Muitas vezes, essa postura nos levava a consumir “lixo” estrangeiro e também a evadir nossas divisas para visitar “clichês” turísticos, que mesmo que sejam belezas indiscutíveis, tornavam-se foco de um imaginário que sublimava e deixava de enxergar a riqueza Turística do Brasil, na verdade uma das mais ricas do Planeta com suas Etnias, Cultura, História, Artes, Belezas Naturais e a maior Biodiversidade do mundo.

Claro que a desagregação sistêmica do setor, contribuía para isso. É impossível ser forte quando estamos fragmentados...

Muito disso era o fruto de uma postura onde os Ministérios eram loteados entre Partidos Políticos (citei isso no Artigo TURISMO: A LOCOMOTIVA DO BRASIL, que recomendo a leitura) com o principal objetivo de promover a corrupção de que temos conhecimento hoje. Assim, pela falta de uma visão sistêmica, muitos setores deixaram de se desenvolver como deveriam e poderiam..., mas isso mudou ou está mudando de forma acelerada.

Os Brasileiros estão tendo um “encontro” com sua riqueza multifacetada!

UM MUNDO CADA DIA MAIS FRAGMENTADO E CONFUSO

O que temos assistido nas ultimas décadas, e agora mais do que em qualquer outra época dada a visibilidade das redes, mesmo que ainda manipuladas pelos “velhos” canais de comunicação, como temos assistido, é um processo de “desintegração das economias tradicionais” ao redor do mundo, principalmente no velho continente e na própria América do Norte. Não por acaso o “Globalismo Socialista”, que tem muito dinheiro, avança perigosamente no mundo... sem querer me aprofundar ou entrar nessa polêmica neste artigo.

Isso se deve a um intenso embate político, mas sobretudo pelo preço que a “pegada ecológica” está impondo às velhas economias ao redor do mundo e isso será crucial para que tenhamos um reordenamento Global. E, é claro, que nesse meio surgem disputas de toda ordem, principalmente ideológicas, mas acima de tudo econômicas.

No mundo, a população cresce, ao mesmo tempo que envelhece... e esse fenômeno vai mudar a face do Planeta e representará uma nova visão do sentido de urgência e posicionamento, como tenho escrito em meus artigos, onde citei que os “terráqueos” demandarão ainda mais alimentos e é aí que surge por exemplo a riqueza comprovada e potencial do Brasil, que não é novidade para ninguém.

E QUAIS SÃO AS GRANDES RIQUEZAS DO BRASIL?

Vamos lá...

Para começar: OS BRASILEIROS e o SENTIDO DE NACIONALIDADE BRASILEIRA...

Escrevi um longo artigo sobre essa questão onde sito inclusive, as palavras do inesquecível Peter Drucker que atribui à nossa nacionalidade, a maior vantagem competitivo que temos (leia se não leu o Artigo O RESGATE DA AUTOESTIMA E O PODER DA NACIONALIDADE). E que também afirmava na mesma entrevista, que os Brasileiros eram muito rigorosos consigo mesmos e não celebravam sua conquistas ao se comparar erroneamente com “cases” que nada tinham a ver com nossa realidade e cultura ou cuja análise distorcida nos afastava de uma visão mais otimista das conquistas que tivemos, mesmo que sofridamente, nas últimas décadas.

Nossas características Étnicas de uma Raça em processo de síntese, principalmente depois dos grandes movimentos de imigração a partir de 1808 quando da abertura dos Portos e a liberação das imigrações, produziram no Brasil uma Riqueza Étnica e Cultural como não se vê em nenhum outro lugar do Planeta. Disso deriva a nossa resiliência, a alegria e a intuição...o que nos torna um povo feliz e trabalhador, mesmo que nossa produtividade ainda seja um imenso desafio que envolve educação e formação: um setor em que pecamos bastante e aí vale a comparação com o projeto que a Coreia do Sul (se quiser se aprofundar leia o Artigo de Orlando Merluzzi) empreendeu e que mudou sua economia e principalmente, o seu IDH transformando-os pela via da educação, numa potência econômica e Humana.

NOSSA PRODUTIVIDADE AGROINDUSTRIAL:

Fruto dos investimentos feitos pelos homens do campo aliados ao desenvolvimento de tecnologias de manejo e dos estudos científicos que impactaram e continuam a impactar a produtividade agrícola brasileira entre as melhores do mundo.

Alie-se ao fato, a qualidade do clima; da terra e do modelo de sustentabilidade que nos permitiu preservar o nosso meio ambiente melhor do que qualquer outro país no planeta: ou seja, temos uma “poupança” de terras e recursos agrícolas que nos colocam na vanguarda do Agronegócio... algo que é assustador para os demais países que concorrem conosco nessa guerra por mercados ao redor do mundo. Não por acaso, somos vítimas dos lobbies, das narrativas e da “sabotagem” criminosa de toda ordem que sofremos, inclusive em relação ao chamado “fogo amigo”... na verdade, “amigo” do poder e do capital adversário. Certamente inimigos do Brasil. E é claro, não quero dizer que também não cometamos erros e que gente desonesta está presente em todas as atividades... é um traço da natureza humana infelizmente: mas para estes, a lei.

A INDUSTRIA MONUMENTAL DO TURISMO

O setor do Turismo, como já afirmei no meu último Artigo, além de ser um dos que mais vai crescer no Mundo (estima-se chegar a 50% do PIB mundial e gerar a maioria dos empregos formais e informais do planeta), pelas razões que informei e uma delas, o fato de que o mundo está gerando uma imensa quantidade de idosos pela maior expectativa de vida e também por baixas taxas de natalidade em países do primeiro mundo, o que expande significativamente um dos maiores segmentos do turismo: o da “melhor idade”.

Além disso, mesmo que as narrativas façam o possível para revelar ao mundo que estamos “destruindo nossos Biomas” e que estamos “tocando fogo” na Amazônia e nas nossas Florestas, temos as redes sociais como um importante “antídoto” para esse tipo de narrativas (não que não tenhamos que ter uma importante missão em neutralizar isso, por parte do trade e do governo através de sua área de comunicação e dos ministérios) de tal forma que assim, possam ser desmanteladas.

O que nos acusam é, na verdade, a maior força que temos para revelar e propagar ao mundo o Brasil como O MAIS IMPORTANTE DESTINO TURISTICO DO PLANETA, principalmente se analisamos os 16 segmentos de maior atratividade onde, muitos deles dizem respeito aos Recursos Naturais e à Biodiversidade, além da História, da Arte e da Cultura e onde aflora a riqueza Étnica e as características receptivas do povo Brasileiro: um povo encantador!

SEM QUERER ME ALONGAR...

Apenas citando esses dois IMPORTANTES setores, que chamei de LOCOMOTIVAS DO CRESCIMENTO ECONOMICO BRASILEIRO, já temos aí um jogo de interesses que nos colocam em EVIDENCIA e promovem todo tipo de represálias do Mundo contra nós. Grande número de Países, dentre eles os EUA e boa parte da EUROPA já nos veem como INIMIGOS..., mas isso vai piorar. Ainda mais agora que, em razão da PANDEMIA o comportamento e a recuperação das economias ao redor do mundo será bastante lento e assimétrico, ao passo que a nossa recuperação será em V, como escrevi num outro artigo há alguns meses (leia se não leu o Artigo A RECUPERAÇÃO EM V DE PAULO GUEDES)... com base no que disse e defende nosso ministro e, nesse caso eu que também acredito nisso, busquei explicar os porquês no artigo.

NOSSA MISSÃO DIANTE DOS FATOS E TENDENCIAS

Que o Brasil continuará sendo alvo de narrativas e estratégias “desconstrutivistas” em termos de imagem, não tenham a menor dúvida, isso vai continuar e até vai se agravar.

Mas por outro lado, o poder da AUTOESTIMA e a estratégia BRASILEIRA em termos de GERENCIAR as nossas principais demandas e mazelas, tem que continuar. Temos que FAZER E MOSTRAR O QUE FAZEMOS para o Brasil e para o MUNDO.

O BRASIL É UM ADVERSÁRIO ASSUTADOR para as principais economias do Planeta”, mas com lealdade e determinação temos que consolidar nossa condição de Potência e Gerenciar as diferenças!

O DESAFIO é, acima de tudo: inteligência, trabalho, diplomacia e COMUNICAÇÃO!

Ouça o Podcast,CLIQUE AQUI!

Você quer saber como ajudar o Jornal da Cidade Online?

É simples, fácil e rápido...

Só depende de você!

Faça agora a sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de JMC Sanchez

JMC Sanchez

Articulista, palestrante, fotografo e empresário.

Ler comentários e comentar