desktop_cabecalho

Jornalista chinesa presa por 'noticiar' sobre a pandemia, será julgada e pode pegar 5 anos de prisão

Ler na área do assinante

A ONG, Chinese Human Rights Defenders (CHRD), em mensagem no Twitter, divulgou que a jornalista chinesa Zhang Zan pode pegar de quatro a cinco anos de prisão por ter publicado notícias durante a grave crise provocada pela pandemia do coronavírus, no início deste ano.

A profissional de 37 anos veiculou importantes informações como a que os cidadãos moradores de Wuhan estavam recebendo comida estragada do governo comunista durante o confinamento de 11 semanas e eram obrigados a pagar pelos testes da covid-19.

Em outro momento, a corajosa jornalista noticiou que outros profissionais de imprensa estavam sendo detidos e que familiares de doentes do coronavírus estavam sendo ameaçados por autoridades locais.

Como é de conhecimento mundial, as autoridades chinesas foram lentas e omissas em fornecer informações sobre a doença. O prefeito de Wuhan, Zhou Xianwang, chegou a revelar que era preciso aprovação de altos funcionários do governo ditatorial, que faziam esforços para conter a propagação do assunto nas mídias tradicionais e redes sociais.

Há seis meses, Zhan foi presa, acusada de “provocar distúrbios e criar problemas”, um crime que é bastante comum aos que são críticos ao regime político chinês. Ela será julgada em um tribunal de Xangai.

Além de Zhang Zan, vários médicos “sumiram” depois de alertar a população sobre o vírus e outros pediram asilo nos Estados Unidos para evitar serem presos.

Um movimento apócrifo, criminoso e fascista está tentando destruir o Jornal da Cidade Online.

Eles não admitem o debate. Querem castrar a liberdade de expressão e implantar o pensamento único.

Para tanto, tentam zerar nossas receitas, praticando o terrorismo junto a nossos anunciantes.

Ajude o JCO a continuar sobrevivendo com independência. Faça a sua assinatura.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você ainda terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar