desktop_cabecalho

Bolsonaro esbanja prestígio internacional e acerta com Putin a liberdade para o motorista Robson

Ler na área do assinante

O motorista, Robson Nascimento de Oliveira, de 48 anos, preso há um ano e oito meses, na Unidade Penal de Kashira, na Rússia, está com os dias contados para sair da prisão, graças ao pedido do presidente Jair Messias Bolsonaro ao líder daquele país, Vladimir Putin.

Já era esperado que o pedido do presidente para a libertação do brasileiro fosse bem aceito pelo russo; uma vez que, dias antes, durante a reunião do grupo econômico Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), Putin elogiou a postura de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia e questões pessoais.

"O senhor expressou as melhores qualidades masculinas e de determinação. O senhor foi buscar a solução de todas as questões, antes de tudo na base dos interesses do seu povo, seu País, deixando para depois as soluções ligadas aos problemas de sua saúde pessoal. Isso é para todos nós um exemplo de relacionamento corajoso com o cumprimento de seu dever e a execução de suas obrigações na qualidade de chefe de Estado", disse Putin.

Em outubro passado, solícito, o presidente Jair Bolsonaro interferiu, pessoalmente, no caso de Oliveira e enviou uma carta ao presidente russo, pedindo a soltura do motorista. No documento, ele argumentou que o profissional, de origem humilde, cometeu o crime por total desconhecimento da regra local. A mensagem foi encaminhada a Moscou, em mãos, pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) e pela secretária de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia, do Ministério da Relações Exteriores, Márcia Donner Abreu.

Robson foi detido com um medicamento considerado ilegal na Rússia, quando trabalhava para o jogador do Beijing Guoan, Fernando Lucas Martim. Ele levava o remédio para o sogro do atleta, sem saber que era proibido na Rússia.

Após a sinalização de Putin para a resolução do caso, a deputada federal Carla Zambelli (PSL) comemorou o fato, pelo Twitter.

“Vitória: após pedido do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acertou a libertação de Robson, diz a Época! O motorista está preso na Rússia há 1 ano e 8 meses, acusado de tentar entrar com um remédio, ilegal no país, para o sogro do jogador Fernando.”

Um movimento apócrifo, criminoso e fascista está tentando destruir o Jornal da Cidade Online.

Eles não admitem o debate. Querem castrar a liberdade de expressão e implantar o pensamento único.

Para tanto, tentam zerar nossas receitas, praticando o terrorismo junto a nossos anunciantes.

Ajude o JCO a continuar sobrevivendo com independência. Faça a sua assinatura.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você ainda terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar