"Agência de checagem conservadora" marca como "distorcida" notícia publicada pelo site O Antagonista

Ler na área do assinante

A 'agência de checagens conservadora' Verdade dos Fatos, concluiu que a publicação do site O Antagonista, intitulada “Bolsonaro passeia com o corpo para fora de carro e é xingado no Amapá”, no sábado (21), era narrativa distorcida e contribuiu para enganar o público leitor.

Na noite de sábado, o site publicou a manchete com clara intenção de denegrir a imagem do presidente Jair Bolsonaro. Um vídeo foi inserido à notícia no qual o chefe do executivo passeia pela cidade de Macapá, momento em que algumas pessoas xingam a comitiva presidencial.

“O presidente foi alvo de ofensas”, afirma a “reportagem”.

Mas, ao que parece, em simples análise, é que a realidade foi distorcida pelo blog para deixar a impressão de que Bolsonaro foi hostilizado em todo o trajeto que fez pela cidade. O que não é verdade.

Em análise minuciosa da agência, o vídeo compartilhado demonstrou que a atitude dos opositores foi um fato isolado. A gravação utilizada como tema para a notícia veio do perfil de uma jornalista chamada Narjara Costa, que possui diversas postagens “anti-bolsonaristas”. No entanto, “O Antagonista” cita apenas ela como “fonte” e “esquece” que o presidente recebeu aplausos e saudações entusiasmadas durante todo o percurso. Fato este que pode ser comprovado no vídeo de 20 segundos que a opositora fez.

Assim, a “notícia” publicada alterou a verdade dos fatos com direcionamento de conteúdo, levando à distorção da realidade.

“Ficou claro que ocorreram xingamentos, como demonstrado no primeiro vídeo. Mas também, estão comprovadas as manifestações favoráveis à comitiva; à medida que o presidente transitava pelas ruas da cidade. O que foi omitido pelo blog”, afirma a agência.

Se depender de blogs irresponsáveis e, assumidamente, “antibolsonaristas”, a atividade da Verdade dos Fatos promete ser longa, duradoura e muito trabalhosa.

Um movimento apócrifo, criminoso e fascista está tentando destruir o Jornal da Cidade Online.

Eles não admitem o debate. Querem castrar a liberdade de expressão e implantar o pensamento único.

Para tanto, tentam zerar nossas receitas, praticando o terrorismo junto a nossos anunciantes.

Ajude o JCO a continuar sobrevivendo com independência. Faça a sua assinatura.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você ainda terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação
Ler comentários e comentar