desktop_cabecalho

Estimativa de crescimento da economia em 2021 aumenta, diz pesquisa

Ler na área do assinante

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou uma boa notícia para a economia brasileira: segundo o Instituto, a estimativa de crescimento da economia do país em 2021 passou para 4%, anteriormente previsto em 3,6%.

Porém, nem tudo são boas novas. O Ipea também apontou a previsão de que a deterioração fiscal, fim do auxílio emergencial e uma possível segunda onda de infecções pelo coronavírus como desafios para a economia no ano que vem.

A indústria e a formação bruta de capital fixo devem ser os impulsionadores da atividade econômica, com crescimentos de 5% e 5,3%, respectivamente. Já o consumo das famílias e serviços devem ter crescimento de 3,5% e 3,8% cada.

“Dentro desse contexto de balanço de riscos… caso seja confirmado o fim do auxilio emergencial ao final de dezembro, assim como outras medidas para atenuar as perdas de renda e emprego, esperamos alguma acomodação do nível de atividade no primeiro trimestre, com a economia voltando a acelerar ao longo dos demais períodos”, apontou o Ipea.

O Instituto prevê que o fim gradativo das restrições sociais impostas pela pandemia ajude na recuperação e em uma melhora no cenário inflacionário:

“Pelo lado da oferta, com a proximidade da liberação e distribuição de algumas vacinas, apesar do recrudescimento recente das estatísticas de contágio e mortes, a expectativa é de que o setor de serviços volte a ganhar tração ao longo de 2021, conforme as regras de isolamento gradualmente sejam extintas”, diz o comunicado do Ipea.

A inflação oficial deve desacelerar de 4,4% esse ano para 3,49% em 2021, segundo as contas do Ipea.

“A composição do IPCA para o próximo ano será distinta, influenciada por uma descompressão dos preços dos alimentos e uma alta mais forte da inflação de preços administrados e serviços”, explicou o Ipea.

A previsão do órgão é de que a taxa básica de juros Selic atinja, ao final de 2021, 3%, e o dólar fique em 5 reais.

ATENÇÃO! Agora você tem a opção de assinatura do JCO com boleto!

Um movimento anônimo, criminoso e fascista está tentando destruir o Jornal da Cidade Online.

Eles não admitem o debate. Querem castrar a liberdade de expressão e impor o pensamento único.

Para tanto, tentam zerar nossas receitas, praticando o terrorismo junto a nossos anunciantes.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você ainda terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar