desktop_cabecalho

Graças a Lewandowski, Lula terá acesso a mensagens da Lava Jato obtidas por hackers

Ler na área do assinante

Na última segunda-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, determinou que a 10ª Vara Federal de Brasília compartilhe com os responsáveis pela defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, as mensagens colhidas na Operação ‘Spoofing’, que apura a invasão de celulares de diversas autoridades da República por um grupo de hackers.

Nos documentos há, por exemplo, conversas entre o ex-coordenador da Lava Jato no Paraná, o procurador Deltan Dallagnol, e o ex-juiz federal Sérgio Moro, na época titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pela força-tarefa.

Os advogados de Lula pediram acesso às mensagens alegando a necessidade do total conhecimento do conteúdo do inquérito da ‘Spoofing’ para identificar “possível parcialidade na condução dos processos” contra o réu, pois segundo alegações, as mensagens contém várias referências às ações contra o ex-presidente na operação Lava Jato, conforme série publicada pelo The Intercept Brasil.

“Diante da verossimilhança da alegação e tendo em conta o direito constitucional à ampla defesa, defiro, por enquanto, sem prejuízo de providências ulteriores”, escreveu Lewandowski.

O ministro ordenou o compartilhamento, sob supervisão de peritos da Polícia Federal (PF) e no prazo de 10 dias, das mensagens arrecadadas pela Operação Spoofing que digam respeito a Lula “direta ou indiretamente, bem assim as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele movidas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira”.

ATENÇÃO! Agora você tem a opção de assinatura do JCO com boleto!

Um movimento anônimo, criminoso e fascista está tentando destruir o Jornal da Cidade Online.

Eles não admitem o debate. Querem castrar a liberdade de expressão e impor o pensamento único.

Para tanto, tentam zerar nossas receitas, praticando o terrorismo junto a nossos anunciantes.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você ainda terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar