desktop_cabecalho

Nova Derrota! CADE suspende bonificação para agências e instaura inquérito contra a Globo

Ler na área do assinante

Em uma tentativa de evitar práticas anticompetitivas por parte do Grupo Globo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) instaurou, no início deste mês, um inquérito administrativo para averiguar tais práticas em condutas do Grupo em contratos com agências de publicidade.

O inquérito suspendeu o pagamento dos chamados ‘planos de incentivo’, modo como é chamada a Bonificação por Volume que era oferecida para as agências de publicidade.

Segundo o CADE, os planos de incentivo acabam fazendo com que agências concentrem investimentos na emissora e acabam por atrapalhar a concorrência justa.

O Grupo Globo chegou a recorrer contra a suspensão ao Tribunal do CADE, mas a corte acabou por negar o pedido na última semana.

Ao analisar o recurso, o conselheiro relator votou por sua rejeição, justificando que "o Grupo Globo deteria posição dominante e suas cláusulas de bonificação por volume não-fixos nem lineares combinados com a oferta de adiantamentos teriam o potencial de fechar o mercado contra concorrentes, e o fato de que efeitos anticompetitivos já estão ocorrendo justificaria a urgência da medida".

Dois conselheiros acompanharam o voto do relator e dois discordaram, o que acabou fazendo com que presidente do CADE, Alexandre Barreto de Souza, precisasse utilizar seu ‘voto de qualidade’ para desempate.

O resultado foi a rejeição do recurso.

No início de seu mandato como presidente, Jair Bolsonaro havia se comprometido a trabalhar pelo fim da Bonificação por Volume, o que pode ser um dos motivos para sofrer os constantes ataques que recebe diariamente dos veículos de comunicação do Grupo Globo.

ATENÇÃO! Agora você tem a opção de assinatura do JCO com boleto!

Um movimento anônimo, criminoso e fascista está tentando destruir o Jornal da Cidade Online.

Eles não admitem o debate. Querem castrar a liberdade de expressão e impor o pensamento único.

Para tanto, tentam zerar nossas receitas, praticando o terrorismo junto a nossos anunciantes.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você ainda terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar