desktop_cabecalho

PEC por eleições diretas para presidente em outubro já está em andamento

Ler na área do assinante

Um grupo de senadores deve apresentar nos próximos dias uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) cujo teor será a realização de eleições diretas para presidente e vice-presidente da República no dia 2 de outubro deste ano.

O grupo formado pelos senadores João Capiberibe (PSB-AP), Walter Pinheiro (Sem partido–BA), Randolfe Rodrigues (Rede–AP), Lídice da Mata (PSB–BA), Paulo Paim (PT-RS) e Cristovam Buarque (PPS-DF), entende que qualquer decisão tomada pelo Senado sobre o impeachment de Dilma não resolverá a crise. Pelo contrário, vai torná-la ‘mais grave e aprofundar a divisão na sociedade’.

De acordo com a proposta, a duração do mandato desse próximo presidente seria definida posteriormente em discussão no Senado e na Câmara dos Deputados. A decisão seria sobre um mandato tampão ou um novo mandato, e ainda as condições necessárias para esse governo.

Os senadores, no entanto, deixaram claro que a PEC não interfere no andamento do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff.

Para o grupo, o governo de Dilma Rousseff tem total responsabilidade pela crise. Mas os senadores também não veem legitimidade em Michel Temer e Eduardo Cunha para assumir os cargos de presidente e, na prática, de vice.

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar