desktop_cabecalho

Guedes mexe no "vespeiro" e sugestiona congelar salários do funcionalismo

Ler na área do assinante

Nesta terça-feira (26), o ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou a população sobre o impacto econômico de uma segunda onda de covid-19.

Em uma videoconferência do Credit Suisse, da qual participou junto com o presidente Jair Bolsonaro, ele afirmou que, se for necessário, o governo pode acelerar as regras defendidas no pacto federativo, que previam o que ele chama sempre de 3D: desindexar, desvincular e desobrigar as despesas:

"Nós íamos fazer uma transferência gradual ao longo de oito anos recuperando o controle dos gastos públicos", acrescentou.

O ministro declarou que, caso o número de mortes por causa da doença venha a aumentar no país, o governo federal pode adotar o ‘protocolo da crise’.

Ao discorrer sobre o assunto, Guedes esclareceu que a medida representaria a proibição temporária de aumento de salários aos servidores públicos:

“Temos o protocolo da crise aperfeiçoado agora. Se você disser que a pandemia está realmente assolando o Brasil de novo, você vai declarar o estado de guerra, e isso é o seguinte: não tem aumento de salário durante dois anos do funcionalismo, os pisos estão todos bloqueados e acabou esse negócio do piso subir automaticamente”, explicou ele.

E continuou, alertando sobre as consequências da medida:

"É a cláusula de calamidade fiscal, um caso agudo de emergência fiscal. Mas tem que pensar dez vezes, é igual apertar o botão nuclear, apertou paga o preço. Não tem só que pegar o dinheiro e sair correndo."

Porém, o ministro declarou não ver motivos para alarde em relação ao avanço das mortes:

"Se houver uma segunda onda, o que é preciso ser bastante analisado, é necessária muita responsabilidade da classe política para não apertar o botão vermelho."

O ministro ainda afirmou que as críticas a Bolsonaro e os pedidos de impeachment contra o chefe do Executivo partem de pessoas que não aceitaram a derrota eleitoral em 2018.

Pouco antes ele citou que Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara, travou as pautas reformistas do governo federal por uma questão ideológica, por ser um representando da centro-esquerda.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: R7

da Redação Ler comentários e comentar