desktop_cabecalho

STF quer explicações de Bolsonaro sobre a privatização dos Correios

Ler na área do assinante

Esta semana, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prestem informações, em até cinco dias, sobre o processo de desestatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A determinação ocorreu no âmbito da ação em que a Associação dos Profissionais dos Correios questiona a lei que alterou procedimentos do Programa Nacional de Desestatização (PND) e a que criou o Programa de Parceria de Investimentos (PPI), além de normas que qualificam os Correios para este último.

A ECT é uma das oito estatais listadas na previsão do governo federal para privatização em 2021.

Porém, para a Associação dos Profissionais dos Correios, a ECT entende que não pode se sujeitar ao programa, ‘pois a competência para manter o serviço postal é da União’.

A entidade sustenta que “admitir que o Presidente da República deflagre o processo de desestatização dos Correios, ao menos não sem a revogação por emenda à Constituição da competência exclusiva da União de manter o serviço postal, revela-se que a aplicabilidade a ela do programa normativo dos dispositivos impugnados é inconstitucional”.

“Se a Constituição incumbiu à União a competência de manter o serviço postal – que hoje se faz de modo descentralizado pela ECT -, então lhe garantiu os meios para assegurar o desempenho de sua função social – financiamento através de lucro -, a corroborar a ausência de amparo jurídico para a desestatização da parte da estatal não direcionada à economicidade”, alega a Associação, no processo que questiona a privatização.

Cármen Lúcia determinou que as informações sejam prestadas ‘com urgência e prioridade’, para que, após, os autos sejam encaminhados para manifestação da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República, no prazo de 3 dias cada, para depois decidir sobre a medida cautelar de suspensão das leis que tratam das desestatizações, pleiteada pela Adcap, que alega não serem aplicáveis ao Correios.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar