desktop_cabecalho

O fim da “Força Tarefa” vai marcar a institucionalização do que antes era apenas provisório

Ler na área do assinante

"FORÇA-TAREFA: Agrupamento TEMPORÁRIO de pessoas ou recursos para cumprir determinado objetivo." (DICIONÁRIO PRIBERUM)

Estabelecida a definição do termo, vamos aos fatos:

A Lava-Jato teve início em 2014; há 8 anos.

Como Força-Tarefa, portanto, após quase uma década e dezena de fases, teve um esgotamento natural.

O fim da Força-Tarefa, porém, não significa o fim do combate à corrupção. Muito pelo contrário.

A incorporação ao GAECO significa a INSTITUCIONALIZAÇÃO do que, desde o início e até então, era PROVISÓRIO.

Trocando em miúdos, o "fim" da Lava-Jato, na verdade, é uma forma de "blindá-la" politicamente, integrando-a ao Ministério Público, o órgão constitucionalmente responsável. É o fim do uso político da operação.

Independente de qual for o governo, continuará existindo; legalmente estabelecida, não como "exceção".

Todo o resto, os discursos criticando a atitude, não passa de demagogia barata, que fica bonita na capa dos jornais, mas não tem qualquer compromisso com a realidade. Moro, por exemplo, usou o caso, de forma distorcida, para se colocar nos holofotes e tentar resgatar sua imagem de "herói lava-jatista".

Talvez o ex-juiz esqueça que a sua passagem pelo Ministério da Justiça ficou marcada como o período recente onde a Polícia Federal foi menos atuante no combate à corrupção, com uma queda brusca no número de operações deflagradas. Situação que se inverteu imediatamente após ele deixar o cargo.

Talvez também tenha esquecido de mencionar que hoje atua como diretor da consultoria americana Alvarez and Marsal, administradora judicial da Odebrecht, assessora financeira na recuperação da Sete Brasil e contratada pela Queiroz Galvão para reestruturação do grupo. Todas empresas diretamente envolvidas na Lava-Jato. Algo que só no Brasil é possível: O juiz que julgou o caso que levou à falência das empresas, depois, pode atuar na recuperação das mesmas (e ainda fazer pose de "reserva moral da nação").

Portanto, fiquem mais do que tranquilos. A Lava-Jato acabou enquanto Força-Tarefa, de caráter provisório, para "renascer" como uma unidade permanente; menos midiática e mais segura.

"A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações." (CHURCHILL, Winston)

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de Felipe Fiamenghi

Felipe Fiamenghi

O Brasil não é para amadores.

Ler comentários e comentar