Senado quer que Mujica explique a "confissão" de Lula

Lula teria confessado a Mujica que o seu governo se envolveu no escândalo do mensalão

Ler na área do assinante

Os jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz são os autores do livro Una Oveja Negra al Poder (Uma ovelha negra no poder), produzido com base em relatos do ex-presidente José Mujica.

Uma confissão do ex-presidente Lula sobre o esquema do mensalão, o maior esquema de corrupção do primeiro mandato petista e que acabou levando a cúpula do PT para a cadeia, aparece no livro.

Na publicação, o ex-presidente do Uruguai relata que, em 2010, ao conversarem sobre o escândalo do mensalão, o petista teria dito ao presidente uruguaio que aquela era "a única forma de governar o Brasil".

"Lula não é um corrupto como [Fernando] Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros", disse Mujica no livro, "mas viveu esse episódio [do mensalão] com angústia e um pouco de culpa".

Assim sendo, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou ontem (3) convite para que o ex-presidente do Uruguai José Mujica dê detalhes sobre a confissão feita pelo ex-presidente Lula de que teve de "lidar com muitas coisas imorais e chantagens" durante o primeiro mandato de seu governo. A fala do petista seria a admissão de como o governo se envolveu no escândalo do mensalão. Em votação simbólica também foi aprovado pedido para que o ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori explique o caso. Por serem convites, nenhum dos dois políticos do Uruguai têm obrigação de comparecer à comissão.

da Redação Ler comentários e comentar