Moro finalmente rebate críticas à Lava Jato: "Quais seriam os excessos? Os bilhões recuperados aos cofres públicos?"

Ler na área do assinante

O ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro rebateu as críticas sofridas pela operação ‘Lava Jato’ em um artigo publicado na revista ‘Crusoé’.

No artigo, Moro falou sobre o papel que a operação teve na realidade da política nacional e das reações que causou no cenário de corrupção que reinava até que o conjunto de investigações ter início:

“A Lava Jato tem sofrido reveses. A culpa não é daqueles que se dedicaram à operação ou a fortalecer o movimento anticorrupção. A culpa tampouco é dos astros, mas sim dos adversários da mudança. E a Lava Jato contrariou muitos interesses especiais, sendo de se esperar resistência e reação”, declarou ele.

Quanto às críticas que a operação sofreu, ao longo dos anos, por seus opositores, o ex-juiz fez alguns questionamentos:

“Volta e meia ouço alguns elogios à Lava Jato, com críticas a alguns supostos excessos, sem que estes sejam identificados com precisão. Pergunto-me com frequência quais seriam os excessos. Os números elevados de condenados por corrupção? O número de condenados presos ou que cumpriram penas? Os bilhões recuperados aos cofres públicos? (…)”, ponderou ele.

E expôs sua opinião de que a operação cumpriu o seu papel, mas que não é a solução para todos os problemas, já que a responsabilidade pelo combate à corrupção também cabe ao eleitor:

“Se a Lava Jato falhou em algo foi em não mudar a política que gerou as condições que nos levaram à prática da corrupção como rotina. Cabe ressalvar que ela nunca se propôs a isso. Melhorar a política não é resultado da ação da Justiça, embora ela possa dar uma mão, afastando pontualmente políticos criminosos. Melhorar a política depende do eleitor, da imprensa livre e da sociedade vigilante. Forçoso reconhecer que temos falhado nesses aspectos”, concluiu.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação
Ler comentários e comentar