desktop_cabecalho

Justiça absolve a TV Globo, não dá razão aos irmãos de Aída Curi e mais de 60 anos depois suas feridas voltam a sangrar

Ler na área do assinante

O Direito é a arte do que é bom e do que é justo. É o que nos legaram os Romanos:

"Jus est ars boni et aequi".

Daí, as indagações: foi bom e justo a TV Globo, perto de meio século depois, reviver, em 2004, no programa Linha Direta, o assassinato da jovem Aída Curi em 14.7.1958?

Foi bom e justo reproduzir com fotos de Aída (fotos dela viva e dela caída morta no calçadão de Copacabana), a vida, a morte e a pós-morte da jovem de 18 anos?

Foi bom e justo a TV Globo desatender e desrespeitar a prévia notificação judicial que os quatro idosos irmãos de Aída endereçaram à emissora com pedido para que não exibisse o programa?

Foi bom e justo reviver a tragédia que até hoje - e para sempre - jamais sairá da memória dos irmãos de Aída, de seus descendentes, cujas feridas voltaram a sangrar?

Foi bom e justo, nesta época de violência urbana, de violências contra a mulher, de feminicídios, que a sociedade, amedrontada, enfrenta no seu dia-a-dia, reviver a tragédia de 1958 em Copacabana?

Foi bom e justo para o jornalismo repetir fatos dolorosos, mórbidos e de uma hediondez sem tamanho, sem que nada, rigorosamente nada de novo ou conexo justificasse a reprodução da tragédia?

A todas essas perguntas e a muitas outras que poderiam ser feitas aqui, a Justiça, inacreditavelmente, disse sim.

Disse que foi bom e justo.

Isto porque a ação indenizatória que os irmãos de Aída propuseram contra a TV Globo (Globo Comunicações e Participações S/A) foi julgada improcedente pelo Juízo da 47ª Vara Cível do Rio.

O recurso de apelação dos irmãos de Aída também foi negado (por maioria de 2 votos a 1) pelo Tribunal de Justiça do RJ.

O recurso Especial para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também (por maioria de 3 a 2) não foi provido.

E, por fim, por larga maioria de 9 a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF), finalmente inocentou a Globo, o que significa dizer que o bom Direito estava com a emissora. E não com os irmãos de Aída.

E a absolvição da TV Globo, por todas as instâncias, indica que o gesto da emissora foi bom, que foi justo, isto porque o Direito não é a arte do que é bom e justo?

Os irmãos de Aída constituíram o mais notável, tradicional e respeitado escritório de advocacia para defendê-los, o "Algranti e Mourão Advogados Associados" com sede no Rio de Janeiro.

Todas as petições e fundamentações do dr. Roberto Algranti Filho e seus colegas de escritório foram invejáveis.

Foram de uma elegância, veracidade, riqueza e primor insuperáveis.

Esta não é uma afirmação abstrata, vazia e sem lastro do autor deste artigo, que por 45 anos ininterruptos dedicou seus estudos (inclusive no Exterior) e sua advocacia, exclusivamente, à Responsabilidade Civil, às ações indenizatórias em favor de vítimas de toda espécie de danos.

Logo, não é leigo nem principiante quem externa, aqui, os merecidos elogios.

Os próprios magistrados que julgaram o caso fizeram questão de constar em seus votos e decisões o aplauso ao trabalho do dr. Algranti Filho e colegas. Elogiaram, mas a maioria não lhes deu razão e os irmãos de Aída perderam.

E a TV Globo venceu.

Os defensores da Globo convenceram a maioria dos magistrados. A mim - e a muitos outros -, não.

Dores da saudade, dores decorrentes de tragédias, dores que atingem o corpo, a mente e a alma só quem sente é que sabe como pesa, como se sofre... Como dói!

Aida Curi (15.12.1939 - 14.7.1958) era a terceira filha de um casal de imigrantes da Síria.

Aos 5 de idade perdeu o pai e a mãe veio trabalhar no Rio, então Capital Federal (Distrito Federal).

Ela estudava datilografia, inglês e português e trabalhava na loja de um irmão. Tinha 18 anos de idade quando foi assaltada em Copacabana.

Aída foi atrás do ladrão para recuperar a bolsa e o óculos.

Foi quando o ladrão e mais outros dois comparsas puxaram Aida para dentro do elevador do prédio da Avenida Atlântica. Levada ao 12º andar sofreu violência sexual. Desmaiou. E para encobrir o crime e simular suicídio, seus algozes a atiraram do terraço do Edifício Rio Nobre. Morreu em razão da queda.

A história da vida de vultos da Humanidade à História (com H maiúsculo) pertence.

Assim acontece com Joana D'Arc, Getúlio Vargas, John Kennedy, Nelson Mandela, Gandhi... e centenas de outros. Mas a história da vida de Aída Curi apenas a ela e seus familiares pertence.

De todos eles, gerações após gerações, é um Direito personalíssimo.

Podem passar anos e séculos que não cai no chamado "domínio público", como acontece com o direito autoral. E não será esse tal "Direito ao Esquecimento"!! (uma novidade fictícia que apareceu do nada) e sobre o qual os juízes debateram ao longo da tramitação da ação contra a Globo, que ampara os irmãos de Aída. Nada disso.

Os irmãos e familiares de Aída têm, sim, o sagrado Direito ao Respeito à Dor. O sagrado Direito ao Silêncio. O Direito à Memória da Irmã. O Direito à Paz. O Direito ao Sentimento. O Direito da Não Perpetuação da Dor. Violar um deles é grave. Violar todos, tal como aconteceu, não é gesto civilizado, mas desumano e crudelíssimo.

Um registro: Em Março de 1960 o autor deste artigo tinha 13 anos de idade. E por causa do falecimento recente de sua mãe, que dele cuidava, seu pai passou a levá-lo para o Palácio da Justiça do então Distrito Federal.

Nas férias e durante quase todo o dia, o menino ficava no cartório da 11ª Vara Cível, onde o pai era lotado. Foi quando no início de uma certa tarde, por volta das 14 horas, que o juiz-presidente do 1ª Tribunal do Júri foi até o gabinete da 11ª Vara Cível (ambos, 11ª Vara Cível e Tribunal do Júri ficavam no mesmo 2º andar do prédio do fórum, na Rua Dom Manoel, nº 29, hoje transformado em museu).

Este juiz era o Dr. Talavera Bruce. Já vestindo suas vestes talares próprias da magistratura, o juiz perguntou ao meu pai: "o menino veio hoje?". Sim, o menino estava lá. E de mãos dadas com o magistrado, o menino - franzino, de calça curta e suspensório -, foi levado pelos corredores do 2º andar, até ser introduzido no plenário do 1º Tribunal do Júri.

E o menino enfiava a mão direita na urna e sorteava os jurados que julgaram Ronaldo Guilherme de Souza Castro, um dos assassinos de Aída.

E eu fiquei cara a cara com o acusado, ele já sentado no banco dos réus.

Em seguida, me escondi entre as cortinas vermelhas do tribunal e ouvi parte da leitura das peças do processo. Naquela época só um menor de idade podia sortear jurados no Tribunal do Júri.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de Jorge Béja

Jorge Béja

Advogado no Rio de Janeiro e especialista em Responsabilidade Civil, Pública e Privada (UFRJ e Universidade de Paris, Sorbonne). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

Ler comentários e comentar