desktop_cabecalho

PT encolhe em todo o Brasil

Ler na área do assinante

Inúmeros deputados federais do PT, preocupadíssimos com a questão da reeleição, articulam um novo abrigo partidário.

O grupo é composto por, pelo menos, 26 deputados, o que reduzirá a bancada petista de 57 para apenas 31 membros na Câmara Federal.

A debandada estava inclusive programada para acontecer em março, durante a janela partidária. Era este o plano do grupo de insatisfeitos, que deixaria o partido, mas continuaria apoiando o governo.

Entretanto, o avanço do impeachment da presidente Dilma, fez o grupo recuar, adiando a saída para após a eleição municipal de outubro.

Arlindo Chinaglia, de São Paulo e os gaúchos Marco Maia, Maria do Rosário e Henrique Fontana são os principais líderes do grupo de descontentes.

O motivo do descontentamento está nos caminhos escolhidos pelo partido desde a explosão do escândalo do mensalão. Os descontentes criticam práticas adotadas pela tendência CNB, que controla a sigla.

Paralelamente, em praticamente todos os estados brasileiros, o tamanho do PT vem sendo reduzido.

Na janela partidária de março, estima-se que o partido perdeu cerca de 1/3 de seus vereadores, prefeitos e deputados estaduais.

Filiados do partido, que efetivamente constituem a base e a militância, também estão requerendo a desfiliação. A alegação, quase que generalizada, é de que o PT deixou de ser um partido que luta por mudanças sociais. 

da Redação

                                        https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online

da Redação Ler comentários e comentar