Veleiro apreendido pela Marinha e PF na costa de Pernambuco transportava 1,5 tonelada de cocaína

Ler na área do assinante

O veleiro carregado com 1,5 tonelada de cocaína era monitorado desde sábado (13) pelas autoridades de combate ao narcotráfico. No domingo (14), ele foi interceptado pela Marinha a 270 quilômetros da costa do Recife. Cinco pessoas foram presas.

A operação foi realizada em conjunto com a Marinha e Polícia Federal do Brasil, Centro de Análise e Operações Marítimas de Lisboa (Portugal); o Drug Enforcement Administration (Estados Unidos) e o National Crime Agency (Reino Unido). A droga seria enviada à Europa.

Um navio-patrulha oceânico foi utilizado para interceptar a embarcação, que foi encontrada ainda em águas jurisdicionais brasileiras. Nela, havia mais de 70 pacotes com droga.

"O navio-patrulha oceânico Araguari encontra-se, neste momento, escoltando a embarcação apreendida em direção ao Porto do Recife, onde os cinco tripulantes serão entregues à Superintendência da Polícia Federal. A previsão de chegada é terça-feira (16) de fevereiro, pela manhã", disse Paulo Freitas, comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, Capitão de Mar e Guerra.

A Polícia Federal em Brasília, que investiga o tráfico internacional de drogas, recebeu informações de que o veleiro estaria em áreas territoriais brasileiras, aguardando para transportar a droga para a Europa.

“E era uma grande quantidade. Pedimos apoio e, prontamente, a Marinha prestou esse apoio e disponibilizou para operação navio que estava ancorado em Natal (RN), que fez a interceptação", afirmou o coordenador nacional de Repressão a Drogas da Polícia Federal, Elvis Secco.

O êxito da cooperação entre os órgãos confirma que o sistema de gerenciamento da Amazônia Azul, no controle dos 5,7 milhões de quilômetros quadrados da faixa marítima brasileira, continuará sendo realizado por meio de satélite, radar, aviões, drones, além da troca de informações.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: G1

da Redação Ler comentários e comentar