desktop_cabecalho

Hackers roubam dados de 4 milhões de servidores dos EUA

Hackers invadiram a agência pessoal do governo dos Estados Unidos.

Ler na área do assinante

Uma falha de segurança eletrônica permitiu o vazamento dos dados de cerca de 4 milhões de trabalhadores atuais ou que já deixaram o serviço público nos Estados Unidos. As autoridades americanas suspeitam que o ciberataque partiu de hackers da China. O FBI está investigando o ocorrido.

O Departamento de Segurança Nacional disse em um comunicado nesta quinta (4) que, em abril, dados da Agência de Gerenciamento Pessoal e do Departamento do Interior foram comprometidos.

O FBI está conduzindo uma investigação para identificar como e por que isso ocorreu”, diz a declaração.

O Escritório de Gestão de Pessoal (OPM) detectou que atividades maliciosas vinham afetando os sistemas de informação em abril. No início de maio, o Departamento de Segurança Interna (DSI) concluiu que os dados da agência haviam sido comprometidos. A falha abrangeu bancos de dados do OPM e do Departamento do Interior, que funciona como o centro de serviços compartilhado por agências federais.

O OPM já havia sido vítima de um ataque cibernético anterior. Hackers provenientes da China e Rússia são suspeitos de terem promovido uma série de invasões aos bancos de dados de órgãos do governo americano nos últimos meses, incluindo o Departamento de Estado, o Serviço Postal e a Casa Branca. No ano passado, um ataque cometido por criminosos norte-coreanos contra os estúdios da Sony Pictures provocou o vazamento de milhares de documentos sigilosos.

Segundo um comunicado emitido pelo OPM, as 4 milhões de pessoas afetadas pela brecha de segurança serão notificadas e contarão com um serviço de monitoramento de crédito e proteção ao roubo de identidade.

da Redação Ler comentários e comentar