Zema não endossa nota de governadores e avisa: “embates políticos devem ficar em segundo plano”

Ler na área do assinante

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) foi um dos governadores que não assinou a nota de repúdio contra o presidente Jair Bolsonaro, publicada nesta segunda-feira (1). Dos 27 governantes das unidade federativas do Brasil, 19 se disseram contrários à atitude de Bolsonaro em revelar, no domingo (28), os valores exatos que cada Estado recebeu, em 2020, para combater a pandemia da Covid-19.

Os dados dos repasses foram retirados do Portal da Transparência, Localiza SUS e Senado Federal e ficam publicados para qualquer cidadão ter acesso. As verbas informadas por Bolsonaro nas redes sociais dizem respeito a 'valores diretos' (saúde e outros), 'valores indiretos' (suspensão e renegociação de dívidas) e, ainda, repasse em auxílio emergencial, enquanto ele esteve em vigor.

Além de Zema, Gladson Cameli (PP-AC), Wilson Lima (PSC-AM), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), Marcos Rocha (PSL-RO), Antonio Denarium (PSL-RR) e Carlos Moisés (PSL-SC) não assinam o documento.

Em nota, os Estados “magoados” disseram que “o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos”. Já o governador Romeu Zema acredita que o momento é de união em torno de soluções no combate à pandemia, com a aceleração do processo de vacinação e o financiamento dos leitos de UTI.

“Os embates políticos devem ficar em segundo plano, com foco na solução de problemas", disse Zema.

A informação do presidente ocorre, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a União banque os leitos de UTI para pacientes com a Covid-19 do Maranhão, Bahia e São Paulo. Os três estados já haviam recebido verbas para o enfrentamento da pandemia no Brasil.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: EM

da Redação Ler comentários e comentar