Maior operação integrada de combate a crimes contra a mulher é realizada no Brasil

Ler na área do assinante

O Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) deflagrou a “Operação Resguardo”, a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher do Brasil, nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Só no Rio de Janeiro, foram cumpridos 258 medidas cautelares e protetivas, fora 98 mandados de prisão. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi-MJSP), e é realizada nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal (DF).

A ação iniciou em 1º de janeiro deste ano, em todo o país e, desde então, a Polícia Civil do Rio apurou mais de 30.986 denúncias. Dessas, 7.327 resultaram em inquéritos policiais, 212 mandados de prisão, 353 cumprimento de mandados judiciais e a prisão de 1.367 agressores em todo o estado.

Sandra Maria Pinheiro Ornellas, coordenadora do DGPAM, comentou que “a operação tem uma função simbólica e repressiva”:

“Desde janeiro estamos reunindo dados de violências domésticas e inserindo dados em uma base nacional e hoje, simbolicamente, estamos fazendo essa operação. Fazemos isso hoje porque o Dia Internacional da Mulher é um dia de luta por igualdade. E o grande problema, a base da violência contra a mulher, está na profunda desigualdade entre sexo, onde as mulheres são todas como objetos e, portanto, sujeitas a punições através de castigos e mortes pelo feminicídio. Essa visão patriarcal de que a mulher é objeto e prioridade do homem é a base de toda a violência. Queremos combater a extrema desigualdade que resulta nessas violências”, disse.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: O Globo

da Redação Ler comentários e comentar