desktop_cabecalho

Tribunal de Justiça de SP extingue ação por desvios no Fundeb e inocenta Alckmin

Ler na área do assinante

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) extinguiu a ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual contra o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-Secretário da Fazenda Hélcio Tokeshi. Os dois tinham sido acusados de desvios na ordem de R$ 3 bilhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para cobrir déficit financeiro do Sistema Previdenciário Estadual (SPPrev), destinado a servidores do Estado, em 2018.

O Ministério Público de São Paulo alegou que Alckmin e Tokeshi desrespeitaram uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que, a partir de 2017, o governo readequasse a gestão orçamentária, destinando os recursos do Fundeb "exclusivamente para manutenção e desenvolvimento do ensino".

O promotor de Justiça Ricardo Manuel Castro chegou a pedir que os gestores tivessem os bens bloqueados e devolvessem aos cofres públicos o valor que teria sido alocado indevidamente. Mas, o advogado de defesa, Fábio de Oliveira Machado, sustentou que Alckmin e Tokeshi já não ocupavam cargos públicos no período em que os recursos do Fundeb foram desviados para cobrir gastos com pessoal inativo - a partir de julho de 2018. Alckmin renunciou ao cargo em abril daquele ano.

"Foi feita justiça ao confirmar a rejeição unânime de uma ação sem qualquer fundamento e completa inexistência de ato ímprobo. A ação era um absurdo, pois o ex-governador Geraldo Alckmin sequer exercia o cargo na época dos fatos", declarou Castro.

O Ministério Público de São Paulo discorda do posicionamento do defensor e afirma que, enquanto ocuparam os cargos, Alckmin e Tokeshi contribuíram, na fase das propostas orçamentárias, "com a prática de atos preparatórios de atos de improbidade administrativa, que não foram praticados durante sua gestão".

Os desembargadores do TJ-SP rejeitaram o recurso do MP e extinguiram o processo por considerar "manifesta improcedência" da ação.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,

cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: Terra

da Redação Ler comentários e comentar