PF prende hacker suspeito do maior vazamento de dados do Brasil

19/03/2021 às 14:11 Ler na área do assinante

Marcos Roberto Correia da Silva, 24 anos, mais conhecido como “Vandathegod”, foi preso pela Polícia Federal, nesta sexta-feira (19), em Uberlândia (MG), em operação que apura a divulgação e comercialização de dados pessoais de 223 milhões de cidadãos brasileiros. Um outro hacker chamado “JustBR” também está sendo investigado.

A “Operação Deepwater”, como ficou denominada, também está realizando ações em Petrolina (PE). Além da prisão do hacker, os policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão nas duas cidades onde a atuação está concentrada.

No final de janeiro deste ano, a polícia recebeu pedido da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para que abrisse inquérito para apurar o caso. Há suspeita de que autoridades públicas estejam entre os alvos dos criminosos.

A PF identificou que, em 2021, dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas foram disponibilizados em um fórum na internet. A página é especializada em troca de informações sobre atividades cibernéticas. Nesse site, eram apresentadas informações de pessoas físicas e jurídicas, como CPF e CNPJ, nome completo e endereço.

A divulgação de parte dos dados sigilosos foi feita, gratuitamente, como “isca” por um usuário que, ao mesmo tempo, expôs à venda o restante das informações, em criptomoeda. Após diligências, a PF descobriu a identidade do hacker e o prendeu nesta sexta-feira. Equipamentos eletrônicos, dispositivos de armazenamento e um computador do suspeito foram apreendidos na residência dele.

Marcos Roberto já é um conhecido da polícia. Ele foi alvo de outra operação da PF, chamada “Exploit”, que prendeu, em 2019, hacker suspeito de invadir os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é investigado por ter participado da invasão que expôs informações administrativas de ex-servidores e ex-ministros do TSE no primeiro turno das eleições municipais de 2020.

Na polícia civil de Minas, Marcos Roberto Correia da Silva também é investigado por invasão de dispositivo e estelionato.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,

cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: G1

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir