desktop_cabecalho

Ministros antecipam aposentadorias e ampliam indicações de Bolsonaro para tribunais superiores

Ler na área do assinante

Com o anúncio de aposentadoria antecipada de três magistrados, o presidente Jair Bolsonaro tem a prerrogativa de escolher nomes para os Tribunais Superiores e para o Supremo Tribunal Federal (STF). Na Suprema Corte, em especial, Bolsonaro nem precisa obedecer a uma lista tríplice como é feito nos outros tribunais.

Assim, o presidente tem direito a indicar nove nomes pendentes, distribuídos entre o STF e os tribunais superiores até dezembro de 2022. Ou seja: antes do término do mandato dele. Três substitutos serão para as Cortes Superiores, este ano e outros seis nomes até o final de 2022.

Os integrantes do Poder Judiciário devem aposentar-se compulsoriamente, por lei, aos 75 anos. Eles podem até sair antes, mas não recebem a aposentadoria integral. Por isso, Jair Bolsonaro tem a prerrogativa de selecionar um sucessor para cada um desses nomes. O indicado precisa ter mais de 35 e menos de 65 anos, reputação ilibada e notável conhecimento jurídico. No STF, por incrível que pareça, para ser ministro do Supremo, não é necessário que o selecionado seja juiz, advogado ou até mesmo que tenha formação acadêmica em direito.

No Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM), a escolha para os substitutos é mais rígida: o chefe do Executivo deve escolher um nome que esteja dentro da lista tríplice formada pelas respectivas Cortes. E, posteriormente, o indicado ainda passará pelo “crivo” do Senado Federal. Isso acontece tanto para o Supremo quanto para os outros tribunais.

A composição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é ainda mais “diferente”. Primeiro: não é fixa, a cada dois ou quatro anos, ocorrem mudanças no plenário para manter o “caráter apolítico” da instituição. Segundo: o presidente da República também escolhe dois nomes para os cargos, entre advogados indicados pelo STF, e não há aposentadoria para o Tribunal.

Nefi Cordeiro saiu do STJ em 2 de março. Brito Pereira aposentou-se do TST. Márcio Eurico Amaro também despediu-se do TST, em 5 de março. Além dessas “cadeiras”, Bolsonaro ainda tem poder de escolha para as vagas de: Napoleão Nunes Maia Filho (STJ); Marco Aurélio (STF); Felix Fischer (STJ); Renato Paiva (TST); Emmanoel Pereira (TST); e de Luis Carlos Gomes (STM).

Vão ser dois anos cheios para chefe do Executivo. Bolsonaro também pode escolher integrantes para os tribunais regionais federais.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,

cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar