desktop_cabecalho

Cuba vai ao ataque

Ler na área do assinante

No sábado (15), Cuba resolveu engrossar o coro contra o impeachment no Brasil. 

O país caribenho iniciou campanha junto a inúmeros órgãos internacionais denunciando que a presidente Dilma Rousseff foi vítima de um ‘golpe’.

O governo cubano caracteriza o processo de impeachment em andamento no Brasil como ‘golpe de Estado parlamentar e judicial’.

Cuba ainda acusa o vice-presidente Michel Temer de ter ‘usurpado o poder’, apoiado pela ‘grande imprensa reacionária e o imperialismo’.

A mensagem cubana foi encaminhada para as seguintes entidades: Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial do Comércio, para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, para a secretaria da ONU, Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Organização Mundial da Saúde, União Internacional de Telecomunicações, UNAids, para o Programa da ONU para o Desenvolvimento e para o Programa da ONU para o Meio Ambiente, entre outras.

O documento é concluído com a declaração de que ‘Dilma, Lula, o PT e o povo do Brasil contam e contarão sempre com toda a solidariedade de Cuba’.

A ONU já se manifestou. O secretário-geral Ban Ki-moon, por meio de um porta-voz, esclareceu que ‘confia que os processos democráticos no Brasil serão respeitados’.

O Itamaraty já marcou posição com extrema firmeza. Todos os países com os quais o Brasil mantém relações já foram devidamente informados que a presidente Dilma foi afastada em um processo que segue a lei e a Constituição.

Michel Temer foi muito feliz na escolha do senador José Serra para o Ministério das Relações Exteriores.

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar