Se fosse um país, São Paulo estaria em 11º lugar em ranking mundial de mais óbitos por Covid-19

Ler na área do assinante

Após dias batendo recorde no número diário de mortes por Covid-19, nesta terça-feira (30), São Paulo, sob o comando de João Doria (PSDB), ultrapassou a marca de mais de 73 mil óbitos pelo coronavírus. No estado, o número total de mortos é de 73.492, maior que o registrado por 226 países, segundo balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os dados ficam mais alarmantes porque, caso São Paulo fosse uma nação, estaria em 11º lugar no ranking mundial de países.

Confira a tabela abaixo:

O índice registrado em São Paulo é 32% maior que o da Argentina, país que tem população semelhante ao estado brasileiro com, aproximadamente, 46 milhões de habitantes.

Há 29 dias seguidos, as mortes por Covid-19 está em alta no estado e março de 2021 já é o mês mais letal, desde o início da pandemia.

Só pra se ter ideia, a média diária de óbitos em SP é de 696 mortes. Em 2020, não passavam de 280.

Pacientes confirmados de Covid também não param de crescer e bater recorde. São 16.377 novos casos em média, nesta terça (30), valor 22% maior que o de 14 dias.

O estado tem mais de 31 mil pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 em toda rede pública e privada. São Paulo enfrenta pressão intensa no sistema de saúde. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 92%.

Ao menos, 230 pessoas morreram na fila por um leito de UTI. O Cemitério Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte da capital paulista, que é o segundo maior do estado, suspendeu novos enterros após aumento no número de mortos por Covid-19. O local pensa em exumações para liberar sepulturas e, assim, poder realizar novos enterros, que cresceram quase 30%.

Questionado, o governador de São Paulo alegou:

"A situação da pandemia é gravíssima no Brasil. E não é diferente no estado de São Paulo", despistou, jogando a culpa para o Governo Federal.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,

cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: G1

da Redação
Ler comentários e comentar