desktop_cabecalho

Inquérito aberto pelo STJ para investigar procuradores da Lava Jato está suspenso por decisão do STF

Ler na área do assinante

Por decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), está suspenso o inquérito aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que investigava supostas tentativas de intimidação e investigação dos ministros do próprio tribunal por parte dos procuradores da Operação Lava Jato.

A decisão é válida até que a Primeira Turma do Supremo julgue um pedido do procurador Diogo Castor para que o inquérito seja encerrado. Ainda não há data para o julgamento.

Além de Castor, outros cinco procuradores, que tiveram ligação com a “Lava Jato”, são alvos do inquérito.

“Defiro a liminar postulada para determinar a suspensão da tramitação do inquérito instaurado pela Portaria STJ/GP nº 58, de 19 de fevereiro de 2021, com seus apensos e incidentes, até o julgamento do mérito do presente habeas corpus pela Primeira Turma desta Suprema Corte”, escreveu a ministra na decisão.

O inquérito foi aberto de ofício (iniciativa própria), em fevereiro deste ano, pelo ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A investigação foi instaurada dias após vir à tona uma troca de mensagens hackeadas entre procuradores que atuaram na “Operação Lava Jato”, em Curitiba. Eles discutiam pedir à Receita Federal uma análise de dados de ministros do STJ. Mas, em razão do foro privilegiado, os integrantes do tribunal só podem ser investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

As mensagens roubadas foram reveladas quando a defesa do ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), obteve acesso ao material, no âmbito da “Operação Spoofing”.

A PGR defendeu que o STJ arquivasse o inquérito, mas o ministro Humberto Martins decidiu mantê-lo em andamento. Porém, a defesa de Diogo Castor argumenta que o STJ não tem competência para investigar procuradores que atuam em primeira instância; já que a atribuição seria dos tribunais regionais federais (TRFs).

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,

cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: Agência Brasil

da Redação Ler comentários e comentar