Bolsonaro edita nova MP para facilitar abertura de empresas e favorecer o ambiente de negócios no país

Ler na área do assinante

Em uma nova Medida Provisória, publicada na última terça-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro implementa mudanças em uma tentativa de facilitar a abertura de empresas, favorecer o ambiente de negócios e melhorar a posição do Brasil no ranking ‘Doing Business’, do Banco Mundial.

Segundo o governo, a MP também visa à proteção aos investidores minoritários, à facilitação do comércio exterior de bens e serviços e à liberação de construções de baixo risco.

Entre as mudanças, está a unificação de inscrições fiscais federal, estadual e municipal no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com a eliminação de análises de viabilidade e a automatização da checagem de nome empresarial.

No trecho que trata sobre comércio exterior de bens e serviços, o texto assegura, por exemplo, a disponibilidade de guichê único eletrônico aos operadores e prevê que quaisquer exigências baseadas em características das mercadorias sejam impostas somente por meio de lei.

A MP também trata do fornecimento de eletricidade, a fim de aumentar a celeridade de alguns processos de acesso à energia elétrica.

O texto estabelece prazo para o poder público autorizar a realização de obras de extensão de redes de distribuição de energia elétrica.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação
Ler comentários e comentar