desktop_cabecalho

URGENTE: Pacheco inclui Estados e Municípios e oficializa criação da CPI da Covid

Ler na área do assinante

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, tomou uma decisão importante na tarde desta terça-feira, 13. Ele leu o requerimento de criação da CPI da Covid no Senado e decidiu unir os pedidos dos senadores Eduardo Girão e Randolfe Rodrigues.

Além do Governo Federal, a CPI investigará Estados e Municípios.

Segundo Pacheco, as propostas de CPI tratam de “assuntos conexos” e que há precedente para a unificação de objetos determinados de dois pedidos distintos.

No que diz respeito a governadores e prefeitos, a investigação deve se limitar ao destino de verbas de origens federais.

“São investigáveis todos os fatos que são alvo de fiscalização do Senado Federal e da Câmara. Estão excluídos da CPI, às competências legislativas administrativas asseguradas aos demais entes federados (estados e municípios)”, disse.

E complementou:

“Corroborando essa tese, com base também em parecer da Advocacia-Geral do Senado, esclareço que ‘são investigáveis todos os fatos que possam ser objeto de legislação, de deliberação, de controle ou de fiscalização por parte do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional’, o que, a contrário senso, implica que ‘estão excluídos do âmbito de investigação das comissões parlamentares de inquérito do Poder Legislativo federal as competências legislativas e administrativas asseguradas aos demais entes Federados.’”

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar