Morre na prisão, Bernie Madoff, autor do maior esquema de pirâmide da história

Ler na área do assinante

Morre na prisão, Bernie Madoff, autor do maior esquema de pirâmide da história

Bernie Madoff, de 82 anos, morreu, nesta quarta-feira (14), em uma prisão federal dos Estados Unidos. O financista foi o responsável por orquestrar o maior esquema de pirâmide financeira da história, conhecido como “Ponzi”.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a defesa do operador financeiro tentou tirá-lo da prisão, alegando que ele sofria de doença renal em estágio avançado e de outros problemas médicos crônicos. Mas, o pedido foi negado.

Madoff foi operador renomado de Wall Street e fundador da Bernard L. Madoff Investment Securities LLC. Ele cumpria pena por prejudicar milhares de clientes em fraudes que envolveram bilhões de dólares ao longo de décadas. Em 2008, quando foi preso, o esquema era estimado em US$ 65 bilhões.

A empresa de Madoff atraía os investidores oferecendo níveis de rentabilidade que chegavam a 1% ao mês e mais de 10% de retorno ao ano. Ele utilizava o dinheiro dos novos investidores para pagar clientes antigos.

A pirâmide começou a “ruir”, quando grande parte dos clientes decidiu resgatar o dinheiro investido; já que os rendimentos não eram pagos aos investidores, mensalmente, apenas acompanhado por eles. Em 2008, o financista ficou sem dinheiro para pagar os clientes e a fraude veio à público.

Descrito como "afável" e "discreto", o banqueiro tinha “clientes” exclusivos e circulava em grupo de privilegiados. A influência de Madoff era tão grande que bancos, fundos hedge e até mesmo organizações beneficentes participaram do esquema até a pirâmide “colapsar”.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,

cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Fonte: Estadão

da Redação Ler comentários e comentar