desktop_cabecalho

A crise migratória nos Estados Unidos

Ler na área do assinante

O número de imigrantes ilegais tentando entrar pela Fronteira México-Estados Unidos já é o maior em 15 anos. Apenas em Março desse ano foram 171 mil imigrantes ilegais ( sem a documentação necessária para o ingresso nos EUA). Pior, o governador do Texas Greg Abbot, traz a denúncia que dezenas de crianças desacompanhadas – mantidas em instalações precárias – estariam sofrendo abusos e até violência sexual no abrigo improvisado aos imigrantes no município de San Antonio, Texas.

O Governador Abbot denúncia que ele seus funcionários (assistentes sociais, polícia estadual, psicólogos) não tem permissão para entrar nesses abrigos por se tratarem de "instalações federais” – a declaração foi destaque na versão em espanhol do jornal texano, Dallas News.

Quem deu início a essa crise foi o próprio Presidente Americano Joe Biden, ainda antes da eleição ele fazia declarações populistas como 'vamos derrubar aquele muro' se referindo ao muro construído na fronteira entre México e Estados Unidos, obra iniciada pelo correligionário de Biden, ex presidente Barack Obama.

O então candidato do partido democrata, Joe Biden, fazia essas afirmações visando conquistar os 32 milhões de eleitores latinos nos Estados Unidos. Essas declarações amplamente divulgadas pela mídia-ativista motivaram um novo e gigantesco fluxo migratório vindo principalmente de paises da America Central. Paralelamente Biden reduziu os poderes da polícia de fronteira criando assim a tempestade perfeita.

Somado a isso as críticas da vice-presidente Kamala Harris (hoje responsável pela gestão da crise migratória) à forma como a administração Trump, separava pais dos filhos de imigrantes ilegais foi entendido como um sinal que as crianças desacompanhadas seriam bem acolhidas nos EUA. O resultado é que hoje 3.200 menores desacompanhados lotam os abrigos improvisados da CBP (Customs and Border Protection) do município de San Antonio, no estado americano do Texas.

O curioso é que passados mais de 30 dias de sua nomeação a vice-presidente não fez nenhuma visita a fronteira e nem tem planos em fazê-la e durante toda campanha ela se ganhava de ser filha de migrantes – como sempre acontece com socialistas, "na prática, a teoria é outra..."

CARTEIS DO NARCO-TRÁFICO CONTROLAM A FRONTEIRA.

Pesquisei muito sobre a fronteira mexico-americana para meu livro “México Pecado ao Sul do Rio Grande” editora Scortecci, 2010 por isso me causa espanto o desconhecimento da atual gestão democrata sobre os perigos da fronteira que expõem a população americana ao risco. Nas províncias mexicanas que fazem fronteira com o Texas, a região de Chihuauhua é controlada pelo violento Cartel de Juarez e a região costeira de Tamaulipas é controlada pelo cartel Los Zetas – esse, notório por desmembrar suas vítimas . Na prática quem aborda e guia o migrantes pela árida região da fronteira são os ‘coyotes’, moradores locais que fazem esse serviço, digamos, operacional. Porém eles estão na base de uma pirâmide de criminalidade que é controlada pelos barões do narcotráfico. Ninguém atravessa a fronteira sem pagar aos cartéis algo entre 2 mil a 5 mil dólares, aqueles que não tem dinheiro pagam com 'serviços' como prostituição ou se tornando mulas do tráfico. E a pressão não diminui quando esses ‘illegals’ chegam ao território americano por que apenas no Texas os cartéis mexicanos contam com cerca de 2 mil 'soldados' para executar essas dívidas".

Mas os perigos da migração em massa, majoritariamente vinda do México e de países da América Central (El Salvador, Guatemala, Nicaragua etc.) não param por aí. No mês passado foram apreendidos dois iemenitas que estavam na lista negra do departamento de contra-terrorismo do F.B.I. tentando entrar pela Califórnia – essa região da fronteira é controlada pelos traficantes mais poderosos do México, o Cartel de Sinaloa. Claro que esse tipo de migrante paga muito mais caro pela travessia, pelos riscos envolvidos. Em janeiro de 2021 a polícia mexicana encontrou 19 corpos carbonizados numa camionete em Nuevo Leon, perto da fronteira com o Texas. Pelas características parecia ser um grupo de 16 migrantes guiados por 3 coyotes que estavam a caminho da fronteira sem o devido aval do cartel local. Como se pode ver os Carteis são implacáveis quando precisam reafirmar sua hegemonia. Além disso estima-se que apenas com o tráfico humano os cartéis faturaram U$ 300 milhões no primeiro trimestre de 2021.

Chegamos a conclusão que a política de fronteiras abertas não apenas podem causar uma tragédia humanitária, reaquecer a propagação do Covid19 e ainda capitalizar os cartéis do narco-tráfico. Mesmo para a nação mais poderosa do mundo, é um desafio e tanto.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar