Verdade e prints são eternos e... mentiras têm "pernas curtas"

Ler na área do assinante

TOME CUIDADO: estão fortemente empenhados em enganar você!

Na guerra de narrativas: mentiras e verdades, dependem apenas de você para se propagar...mesmo que a verdade sempre apareça depois para quem quiser ver pois afinal: tem sempre alguém ligado para trazer os fatos e a verdade dos fatos...

Assim, nenhuma narrativa resiste a uma boa e honesta interpretação ou a uma boa pesquisa e, como dizem: “os prints são eternos”!

Atenção: este é um texto longo, mas você tem a opção de acessar a opção podcast (áudio) cujo link está no final do texto.

Vamos em frente então...

Num tempo em que os leitores, boa parte deles se restringem à leitura de “Head lines/títulos” ao invés de se aprofundar sobre os “supostos fatos” que nos chegam, é relativamente fácil produzir narrativas falsas e propagar “factoides e mentiras”, que demoram um pouco mais para se dissipar, mas se dissipam...não sem antes fazer algum estrago na opinião dos menos atentos, beneficiando criminosos cujos interesses estão sempre por trás dessas narrativas.

São tempos estranhos, meus caros...com tanta informação disponível é impressionante como avançam os processos de desinformação, promovendo a manipulação que vemos todos os dias, inclusive pela ação dos “institutos da verdade”(qualquer alusão ao “ministério da verdade” da distopia 1984, não é mera coincidência).

Sim, estamos falando de mentiras descaradas ou das “verdades dos mentirosos profissionais” que tem interesses escusos a defender. E não é difícil ver quantos “pseudojornalistas” mudaram estranhamente de lado, passando a atacar o governo, quando num passado recente o defendiam, o que não era difícil avaliando os governos anteriores: será que esses “vira casaca” tem alguma relação com dinheiro e poder? O fato é que o discurso e as ações do governo não mudaram, mas a opinião desses “jornalistas”, sim. E é patético verificar o que escreviam ou falavam antes, que é fácil verificar pois esse material se encontra acessível.

Sabemos que no governo atual as verbas para a Mídia que chegaram 2.9 bilhões anuais nos governos anteriores, caíram para pouco mais de 200 milhões no ano passado. Não surpreendem, portanto, os ataques que vemos dia sim e outro também, já que a têta do governo secou, o que vale também para “artistas e intelectuais” que perderam a mamata das leis de incentivo. Hipocrisia, canalhice e ódio (do bem), não falta a essa gente.

E atenção: os próximos passos que já estão sendo dados são os de REESCREVER A HISTÓRIA “adequando-a” às narrativas que convém à esquerda ou aos interesses globais (que nem sempre são a mesma coisa, mas predominantemente a esquerda). Isso está sendo feito a “olhos vistos” nos EUA e será feito ao redor do Planeta e claro, também por aqui, onde já vem sendo feito e vai se intensificar.

Além disso, a idiotização de boa parte dos jornalistas e de boa parte dos professores é diretamente proporcional à idiotização dos leitores e dos estudantes que acabam sucumbindo a tamanho processo de manipulação: algo que foi meticulosamente planejado e ostensivamente implementado com seu dinheiro.

Ou seja: não teríamos mesmo como nos defender a não ser por um processo penoso, mas necessário, de “curadoria”, de desenvolver e aplicar filtros em tudo que tentam nos impor... algo que nem todos sabem fazer, mas é preciso aprender, até para ajudar nossos amigos que surfam a onda da desinformação.

Esse movimento oriundo das gestões Progressistas determinou, não apenas uma década perdida na economia, mas principalmente uma devastação na educação e na cultura, produzindo um efeito residual que pode nos conduzir para um buraco ainda maior, visto que o aparelhamento continua e já que estão se articulando para voltar ao poder.

GOVERNOS CORRUPTOS X GOVERNO SEM CORRUPÇÃO

Bastou entrar um novo governo com a firme determinação de estancar a corrupção federal, pela nomeação de ministros técnicos ( e não políticos), algo que foi estendido à gestão das Estatais, para determinar um impacto monumental no orçamento: em outros artigos coloquei isso em números, demonstrando que a corrupção endêmica no País representa cerca de CR$200 bilhões anuais (como apurou o MPF para quem o índice de corrupção histórico representou, em governos anteriores, algo como 3% do PIB). Isso sem contar que as Estatais que apresentavam Bilhões em Prejuízos, por má gestão e roubo e que agora produzem Bilhões de lucro, com uma postura honesta, sem corrupção e melhoria na gestão, mesmo que ainda haja muito a fazer, inclusive privatizar o maior número possível de Estatais.

Isso representa por baixo, um impacto estimado nos cofres públicos da ordem de 350 a 400 bilhões anuais: recursos que hoje podem ser utilizados em Infraestrutura; saneamento, saúde, educação e segurança pública em benefício da população.

Alguém aí tem dúvidas de que o Brasil e os Brasileiros foram saqueados pelos governos Lula (o que inclui Dilma), e quanto isso fez mal ao nosso País?

Imagine então, o que poderá representar para a sociedade brasileira e no que chamamos de “custo Brasil”, o processo de privatizações e a reforma administrativa, apenas para citar duas das frentes que podem, inclusive a médio prazo, resultar numa redução da escandalosa carga tributária de 35,17% do PIB em 2019 e que impacta sobretudo, a livre iniciativa e o emprego formal no Brasil. Essa carga que em média na A. Latina gira em torno de 22% (exceto Argentina que tem carga próxima à nossa, algo como 32%).

Mas nem é mesmo uma questão do percentual da carga tributária em relação ao PIB: na OCDE que representa os países desenvolvidos, a carga tributária está próxima à nossa, mas com diferenças consideráveis de renda per capta e IDH se comparados aos nossos indicadores, ou seja, o Brasil é caro para os Brasileiros em relação ao que retorna para a sua população onde cerca de 100 milhões de brasileiros não tem sequer saneamento básico e 35 milhões de pessoas não tem água encanada, que por si só, representa uma fábrica de doenças que sobrecarrega nosso sistema de saúde; gera uma baixíssima produtividade humana e outros indicadores sofríveis que impactam nosso crescimento e bem estar.

Certamente a carga tributária no brasil tem servido para favorecer um Estado Paquidérmico e os desvios da corrupção...ou pelo menos tem sido assim, principalmente nos 14 anos do PT no governo onde batemos todos os recordes de corrupção...recordes mundiais.

É claro e evidente que não faltaria dinheiro, somos um país rico e temos uma economia que em termos de PIB, oscila entre a 6ª e a 10ª do Planeta (Dilma pegou em 6ª e entregou em 9ª com uma queda histórica acumulada de (-) 6,8 do PIB nos últimos dois anos de sua desastrada gestão: (-) 3,5 em 2015 e (-) 3,3 em 2016).

E quando falamos do inchaço do Estado (algo que foi levado aos píncaros nas gestões petistas), sabemos que dependem do congresso as reformas que, a todo custo tentam evitar: só o Maia, sentou-se por dois anos sobre elas. SIM FALAMOS DE INCOMPETENCIA, PARASITISMO, CORRUPÇÃO E CRIMINALIDADE: um ralo interminável de recursos dos brasileiros.

A VOLTA AO ESTADO CORRUPTO: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA

E agora falamos que trazer de volta os bandidos que direta e indiretamente saquearam o Brasil e os Brasileiros, não deveria ser uma opção. Quem em sã consciência abriria as portas da sua casa para os ladrões?

É claro que o Establishment não tem o menor interesse em que esse processo de SANEAMENTO FEDERAL avance no Brasil: a máquina Estatal está absolutamente aparelhada para beneficiar os parasitas que detiveram o poder, principalmente nos últimos 14 anos, na chamada era PT, mesmo que isso esteja presente no Brasil nos últimos 131 anos da República. E sabemos que a corrupção que se institucionalizou no Brasil, é uma doença que perpetua o processo de atraso que, como uma âncora, não nos permitiu navegar em direção a outros patamares de desenvolvimento, dentro do nosso potencial.

Acho que com esse breve resumo fica mais claro, não é? Mas vamos observar o cenário atual e os riscos que estamos correndo...

Podemos ver:

A instalação induzida pelo Supremo, da CPI da Covid, cujo objetivo parece ser o de criar um palanque político para a oposição ao governo, mas que vai além;

A anulação das condenações de Lula, que por tabela vão impactar muitos outros processos conduzidos pela 13ª vara Federal de Curitiba e;

A suspeição de Moro, que também vai impactar muitos outros processos, inclusive incorremos no risco de ressarcimento do dinheiro roubado e apurado em processos de delação e leniência (o que poderá representar um caos jurídico, também).

Tais fatos, são representativos de objetivos claros que vão além da impunidade dos crimes de corrupção, mas também e principalmente, no sentido de atrasar todas as pautas importantes para os Brasileiros, empurrando as narrativas até as eleições de 2022, onde se pretende também neste momento, de forma acintosa inviabilizar a aprovação da PEC que institui o voto impresso auditável junto com a urna eletrônica, que até o Paraguai passará a utilizar, como anunciou recentemente.

Mas vamos entender melhor o que estou falando...

De novo, alguém em sã consciência pode sair em defesa dos criminosos que, como Lula e os demais condenados nos processos da Lava Jato, e negar que não sejam criminosos? É possível refutar as milhares de provas coletadas pela PF, que ainda estão lá junto aos autos?

É claro que não!

Foram crimes que promoveram a sangria do Brasil e dos brasileiros, representando a derrocada dos nossos indicadores sociais, colocando o Brasil com um IDH (índice de Desenvolvimento Humano) entre os piores do mundo, ou seja, 84º em 189 países em 2019 com índice de 0,765 puxados para baixo considerando os IDHs do Norte e Nordeste.

Como disse, as verdades e os “prints” são eternos...

Veja o que dizia Felipe Moura Brasil (que estranhamente se bandaria para a esquerda como parte dos “antas” (antagonista), passando a se posicionar como militante antigoverno), em matéria no seu Blog na Revista Veja, em 05/02/2017 e atualizada em 31/07/2020 (leia a íntegra da matéria se desejar):

Na matéria, segundo o delator, Pedro Barusco, o Governo PT liderou um esquema que roubou da Petrobrás, e isso é uma afirmação, cerca de U$200.000.000 milhões de dólares, que na cotação atual seria algo como CR$1.096.000.000.000, mais de um trilhão de Reais, entre 2003 e 2013. E nesse caso específico, o delator declarava a devolução de parte do dinheiro roubado equivalente a U$67.5 milhões de dólares, representando 309.1 milhões de Reais pela cotação do dólar atual (algo que ele poderá pedir ressarcimento, segundo as decisões do STF nos últimos dias).

E vejam que estamos falando de mais de UM TRILHÃO DE REAIS roubados, apenas da Petrobrás...nem foram incluídos nesses números os desvios Bilionários nos fundos de pensão e em outras Estatais e os Bilhões em Empréstimos do BNDES aos Partidos da Esquerda Mundial principalmente aos Países do Foro de São Paulo principalmente, praticamente a fundo perdido e cujas propinas apuradas pelo TCU até 2019 já se situavam na cada dos U$5.5 Bilhões de Dólares ou CR$25 bilhões de Reais considerando o dólar atual. Além disso, tais contratos foram estabelecidos tendo como clausula que os bilhões em juros e amortização do principal, deverão ser ressarcidos pelo tesouro nacional ao BNDES (ou seja dinheiro seu, VOCE VAI PAGAR), em caso de inadimplência, o que já vem ocorrendo e continuará a ocorrer nos próximos anos: o tesouro já vem pagando, todos os anos, centenas de milhões de Reais em juros não pagos pelos devedores (452 milhões, por exemplo que em Agosto de 2019, por exemplo, o governo retirou dos brasileiros para repassar ao BNDES como pagamento de juros não pagos pelos devedores daqueles contratos).

O FIM DA LAVA JATO É O FIM DO PROJETO ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL?

Acredito que não...

Mas em artigo recente, enfatizei minha posição de que a opinião pública poderia ser fortemente impactada positivamente por uma eventual REINSTALAÇÃO DA FORÇA TAREFA DA LAVA JATO. Não que a PF tenha abandonado sua missão incansável e competente na luta pela corrupção e crime organizado (temos visto suas ações diuturnamente).

Mas os corruptores que integram as OLIGARQUIAS BRASILEIRAS (e também mundiais, agora); as ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS e outros criminosos do “colarinho Branco” tem infinitos recursos e muito poder. Por isso a dissolução da FORÇA TAREFA enfraqueceu a PERCEPÇÃO POPULAR dessa luta, o que impacta psicologicamente e negativamente os brasileiros e fortalece os criminosos e suas ações, razão pela qual, tais crimes teimam em não recrudescer: basta ver que os criminosos não evidenciam ter medo de cometer crimes, basta ver o COVIDÃO que a CPI certamente deverá escancarar.

E sim, sabemos que o “Sistema que envolve a Corrupção” jamais foi desmantelado no processo de luta anticorrupção no País, que foi intensificado principalmente a partir de 2014, com a instalação da Lava Jato. Mesmo que a anulação da prisão em segunda instancia e o instituto do “foro privilegiado” tenham sido colocados como salvaguardas impenetráveis contra as condenações nos processos mais relevantes.

Dessa forma, os maiores criminosos cujas investigações da PF comprovaram com abundância de provas, sua inequívoca culpabilidade, escaparam da condenação ou do cumprimento das penas e continuarão a escapar, a prevalecer o status quo, onde dinheiro e poder podem postergar indefinidamente o “trânsito em julgado” levando às prescrições, vergonhosamente e fazendo crer que o crime compensa.

Mesmo assim, o fato de se apurar e revelar os crimes, em que pese a impunidade vigente, sempre me pareceu algo positivo, escancarando os crimes e os criminosos, gerando uma esperança de que num futuro mesmo que distante, a realidade da impunidade venha a mudar no Brasil...pois precisa mudar: os brasileiros não aceitam e não aguentam mais e, nesse caso, o voto “auditado” encarna a força da mudança, mesmo que seja lento esse processo de depuração pelas urnas.

Não precisaremos ir muito longe para fazer um mosaico do poder que a corrupção (apenas a que transitou pela PF e Lava Jato) produziu no País; e quem são os corruptos; os corruptores e todos os beneficiários dessa monumental corrupção?

Sim, nós sabemos! A lava Jato principalmente, nos mostrou a cara e o cpf de todos eles, e por obvio, dos recursos que foram subtraídos e que poderiam servir aos brasileiros. Mas que serviram também para produzir um aparato e uma infraestrutura descomunal para o crime organizado no País.

Engana-se quem pensa que tais desvios tenham sido destinados a servir a políticas e ideologias, foram sem dúvidas para atender a interesses pessoais de criminosos cujos principais interesses são mesmo dinheiro e poder: não há nenhum ideal; nenhuma causa e nenhuma nobreza por detrás desses crimes.

Boa parte desses recursos foi “queimada” em uma vida de luxo e na exorbitância dos criminosos; se converteu em serviços, bens moveis e imóveis como mansões; viagens; iates e carros de luxo, mas muito dinheiro certamente ainda está “guardado” por aí, principalmente em paraísos fiscais: seria impossível gastar tudo que roubaram.

Apenas para nos situar: a PF apurou (algo que consta do seu portal), que apenas no âmbito da Lava Jato foram investigadas operações financeiras da ordem de CR$12.5 trilhões de Reais, onde certamente figuram muitos ilícitos.

Não é difícil imaginar que dinheiro não falte para essa gente que se associa ao que há de pior da nossa política, para retomar o poder, servindo a uma elite que nada tem a ver com IDEOLOGIA: não se trata de direita ou esquerda! Essa discussão “romântica”, porém, estúpida, fica mais para os “inocentes úteis” usados como massa de manobra, ou aos que se vendem pelas “migalhas do poder”.

Mas o povo, pelo menos a maior parte dele, não é Bobo: e é praticamente impossível subjugar um povo engajado, coeso, consciente e cada dia mais pronto para resistir.

É CHEGADA A HORA DE TE PERGUNTAR

De que lado você está: da verdade ou da Narrativa?

Nesse momento em que todos sabemos, ou devíamos saber o risco que corremos, não dá PARA FICAR EM CIMA DO MURO:

O BRASIL QUE QUEREMOS, MERECEMOS E NÃO VAMOS ENTREGAR:

DEPENDE DE NÓS!

Ouça o podcast, CLIQUE AQUI!

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de JMC Sanchez

JMC Sanchez

Articulista, palestrante, fotografo e empresário.

Ler comentários e comentar