desktop_cabecalho

O ápice da incompetência e uma "homenagem" ao sofisma

Ler na área do assinante

Estou, sinceramente, EM CHOQUE, com uma postagem que acabo de ter acesso, de autoria do Exmo. Sr. Governador do Estado do RS.

Diz a postagem, conforme passo a transcrever:

"RETOMADA DO EMPREGO NO RS
17,7 mil empregos formais em março
74 mil novas vagas formais em 2021"

Abaixo, segue o link da postagem para quem quiser ver com seus próprios olhos.

https://www.facebook.com/efcleite/posts/3443713662395563

Pois bem.

Quando analiso certas afirmações ora dignas do absurdo, do bizarro, do patético, do estapafúrdio ou do ridículo, a exemplo desta afirmação que fez o Exmo. Sr. Governador, sempre gosto de iluminá-las, para conseguir dissolvê-las, com as luzes do raciocínio lógico.

E a lógica nos alcança um primor de instrumento, chamado sofisma, para "compreender" este particular.

Embora muitos, evidentemente, saibam e compreendam o que venha a ser um sofisma, necessário partir do pressuposto de se conhecer, realmente, seu significado e o mecanismo de seu funcionamento.

Ora veja, um sofisma nada mais é que um argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.

Em síntese, através de um sofisma, as intenções escusas, as más intenções e quem se porta de forma trêfega promove um ou vários embustes.

E agora que temos sedimentado este pressuposto, passo então a desvelar o sofisma utilizado pelo Exmo. Sr. Governador, para pintar de colorido, de forma panglossiana a realidade, provavelmente, pensando que todos somos Cândidos, através de uma postagem oficial que o Estado do Rio Grande do Sul (governado por ninguém mais, ninguém menos do que ele e seu adjunto imediato) afirmou estar ocorrendo a retomada do emprego.

Verdade seja dita.

Isso não é uma verdade e passa ao largo de ser!

Vamos agora abordar a questão com dados oficiais da Junta Comercial do Estado do RS (antiga JUCERGS e hoje JUCISRS):

EM 2020
Entre Empresários, Ltda's, S/As, Cooperativas, MEI's, EIRELI's e outros.
=> 65.947 empresas extintas.
EM 2021
Destaco, de janeiro a março!
Entre Empresários, Ltda's, S/As, Cooperativas, MEI's, EIRELI's e outros.
=> 22.529 empresas extintas.

Vamos fazer uma conta bem baixa.

Vamos considerar que cada empresa (dentre grandes e pequenas) tenha 4 (quatro) trabalhadores.

Ressalto, essa conta é bem baixa, pois se considerarmos o número de trabalhadores existentes em empresas médias e grandes no Estado, a média horizontal ficaria próximo de 12 (doze) ou 18 (dezoito) trabalhadores.

Assim, a soma de empresas extintas acima 65.947 (em 2020) + 22.529 (de janeiro a abril de 2021) x 4 (o número de trabalhadores) = 353.904 empresas extintas e postos de trabalho!

Como, saliento, um Governador e seu governo, enfatizo, tacanho, draconiano e tirânico, com mais de 103 (cento e três) Decretos Estaduais inconstitucionais e ilegais, nos quais inclusive determina que cidadãos de bem, que querem trabalhar para se sustentar e prover suas famílias, podem ser presos em flagrante se descumprirem os Decretos, sendo responsabilizados na área criminal, cível e administrativa, pasmem, agora tem o despeito de fazer uma postagem noticiando a retomada do emprego?

Francamente!

Vamos considerar que seja fato a notícia dos Exmo. Sr. Governador em relação a soma destes 17.700 empregos formais e em relação as 74.000 novas vagas formais em 2021.

Proponho algo ainda mais alto. Vamos considerar, embora é bem verdade, seja de todo impossível, que esta soma que resulta 91.700 empregos sejam empresas.

Vejam bem o que estou propondo. Que empregos sejam equiparados a empresas!

Apenas para verificarmos o quão trêfega, absurda, patética, estapafúrdia e ridícula é a publicação do Exmo. Sr. Governador.

Objetivamente, descontado 91.700 de 353.904 tem-se a falta de 262.204 empresas que foram extintas!

E o Exmo. Sr. Governador ainda quer fazer claque, através de card, bancando a imagem de "bom moço" em sua rede social oficial, de que está havendo retomada do emprego no RS?

É isso mesmo?

Ah! Francamente Governador!

Situe-se!

As 262.204 empresas que foram extintas não merecem um card, nem são objeto de preocupação de Vossa Excelência?

Chega de INCOMPETÊNCIA! Acabou a nossa PACIÊNCIA!

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de Pedro Lagomarcino

Pedro Lagomarcino

Advogado em Porto Alegre (RS)

Ler comentários e comentar