desktop_cabecalho

Brasil faz milagres para comprar vacinas: Só com overdose de má intenção é possível não perceber a escassez em que o mercado mundial opera

Ler na área do assinante

Leio na coluna de Claudio Humberto, em Diário do Poder, neste dia 6 de maio, que o Brasil empata com o Reino Unido em número total de vacinas ministradas à sua população.

Para usar a linguagem galáctica da mídia militante, “rompemos a barreira” dos 50,3 milhões de doses. Cláudio Humberto destaca que fizemos em 104 dias o que o Reino Unido fez em 147.

Há muito por andar? É claro que sim, mas há que considerar o fato de 62% dos imunizantes produzidos até hoje estarem sendo consumidos pelos próprios países produtores, restando 38% para o resto do mundo. Só com overdose de má intenção é possível não perceber a escassez em que o mercado mundial opera.

Tenho percebido na CPI um empenho da oposição em vincular dois fatores que, na realidade são independentes. Uma coisa é ter o Brasil iniciado a vacinação alguns dias depois dos que largaram na frente. Outra é a insistência do presidente da República com a hidroxicloroquina (HCQ) e o tratamento precoce. São duas coisas distintas.

Por um lado, o Brasil largou com algum atraso porque a Anvisa foi prudente e porque o governo não quis firmar contratos de fornecimento sem prazo certo para entrega e sem aprovação da Anvisa ou de certificadores qualificados. Por outro, a confiança do presidente na HCQ foi, em momento algum, empecilho para vacinação ou uso de qualquer outra conduta médica.

Assistindo o ar severo do senador Alessandro Vieira, arguindo o ministro da Saúde na tarde de ontem, fiquei com a impressão de que ele odeia a HCQ mais do que odeia o presidente Bolsonaro. Foi essa a quase exclusiva preocupação de sua performance. Por quê? Porque o relatório da CPI certamente cuidará de vincular as mortes no Brasil não ao vírus, mas ao presidente e à HCQ. E aí, o ar severo do senador começa a ficar ridículo.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Foto de Percival Puggina

Percival Puggina

Membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

Ler comentários e comentar