desktop_cabecalho

O que há por trás do 5G no Brasil? (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Empresas interessadas em fornecer a tecnologia 5G no Brasil estiveram em evento com o presidente Jair Bolsonaro, todas de olho no potencial gigantesco do país. O leilão do 5G deve ocorrer em meados de julho, mas o que há por trás da implantação dessa nova tecnologia no Brasil?

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, está muito empenhado no projeto.

“Iremos levar internet para a população brasileira que ainda não têm. O 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G irá revolucionar a indústria, as empresas e possibilitar avanços no que se refere à Internet das Coisas", afirmou o ministro.

Entre os fornecedores que estão na disputa para oferecer o 5G estão Ericsson, Nokia, Visiona, Samsung, Qualcomm e a chinesa Huawei. Vale lembrar que a Huawei já foi proibida em alguns países de fornecer a tecnologia de banda larga e rede móvel, acusada de espionagem.

‘Ministro, se o senhor fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado’

O lobby pelo 5G da Huawei segue tão forte que ajudou até a derrubar de vez um membro importante do governo. Ernesto Araujo, então ministro das Relações Exteriores, bateu de frente com a presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Kátia Abreu, por conta da nova tecnologia.

Nas redes sociais, Araujo contou que almoçou com a senadora e que, no final, ela disse:

‘Ministro, se o senhor fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado’. Segundo o então ministro, ele não fez gesto algum em relação à Huawei. Mas Kátia Abreu não deixou barato. Em nota, a parlamentar classificou Araujo como “a face de um marginal”, que viveria “à margem da boa diplomacia, à margem da verdade dos fatos, à margem do equilíbrio e à margem do respeito às instituições”, ressaltou.

Dependendo de quem vencer a disputa pelo 5G no Brasil, veremos quem tinha razão: Ernesto Araujo ou Kátia Abreu.

Confira:

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar