desktop_cabecalho

UNE elege nova presidência e diretoria neste fim de semana em Goiânia

Quem ganhar as eleições na UNE estará à frente de sete milhões de universitários brasileiros

Ler na área do assinante

Dez mil estudantes de quase todos os estados brasileiros, estão em Goiânia para participar do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, principal encontro do movimento estudantil brasileiro, que acontece desde quarta-feira (3/6). Entre eles, mais de seis mil delegados e delegadas realizam as votações finais, ocorridas ontem (6) e neste domingo (7), quando são aprovadas as resoluções e o posicionamento da entidade no próximo período. E, também neste domingo (7),  será eleita a nova presidência e diretoria da UNE. A plenária acontece na Arena Goiânia.

A eleição da UNE é realizada de forma congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como OAB, CUT e CNBB. Primeiramente, são realizadas eleições diretas nas universidades, para escolher os delegados que terão direito a voto no Congresso. Em 2015, essa etapa inicial mobilizou 98% das universidades do país. Durante o encontro, as chapas de delegados se organizam em teses que são apresentadas, discutidas e eleitas na plenária final. A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação.

Quem ganhar as eleições na UNE estará à frente de sete milhões de universitários brasileiros e terá papel destacado nas lutas dos movimentos sociais brasileiros pelos próximos dois anos. Em diferentes momentos da história, já foram presidentes da UNE personagens como os senadores José Serra e Lindbergh Farias, o ministro Aldo Rebelo e os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.

da Redação Ler comentários e comentar