Sem vergonha alguma, manipulação do Datafolha volta com força total (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Um vídeo de Youtube do Canal Hipócritas, que mostra com extrema inteligência e um humor refinado a manipulação feita pelos institutos de pesquisa anti-bolsonaristas na disputa presidencial em 2018, acaba de se tornar atualíssimo, pouco mais de três anos após ter sido publicado e atingido quase um milhao de visualizações. (veja o vídeo ao final da matéria)

Isso porque o Instituto Datafolha, do grupo de mídia de esquerda Folha de S.Paulo, voltou com a corda toda em 2021. E pelo jeito parece ter esquecido da vergonha que passou em 2018.

Para entender, primeiro confira os dados mais recentes da pesquisa eleitoral divulgada no último dia 12 de maio:

Segundo a Folha, Lula venceria Jair Bolsonaro já no primeiro turno, em 2022, por 41% a 23% dos votos, uma diferença de 18%. E considerando a sequência da disputa, em segundo turno, o ex-presidiário seria eleito presidente com 55% dos votos contra 32% de Bolsonaro.

E então temos uma tremenda semelhança com a pesquisa nas eleições presidenciais de outubro 2018 que relembramos abaixo, do mesma Datafolha, que mostrava Jair Bolsonaro também como candidato derrotado em segundo turno. E ao verificar os dados, é impossível não sentir um misto de indignação e ironia, pois imediatamente fica a certeza de que houve manipulação de dados:

No cenário com Fernando Haddad, vice-líder das pesquisas de primeiro turno à época, o instituto mostrava o “poste lulopetista” com 45% dos votos e um Bolsonaro derrotado com 39%.

Números que nem sequer chegaram perto do resultado que elegeu o atual presidente do Brasil, com 55% dos votos válidos, ou 16% acima da previsão do Datafolha, estraçalhando qualquer margem de erro.

Mas os absurdos da pesquisa de 2018 não param por aí. Segundo o instituto, Bolsonaro sairia derrotado em um segundo turno em 2018, até mesmo em disputa com Geraldo Alckmin, que teria 45% contra 38%. E a queda seria ainda maior na disputa contra Ciro Gomes, que segundo o Grupo Folha venceria Jair por 48% a 38% dos votos.

E se você, leitor, acha que a vergonha por que passou a Folha em 2018 é grande, é bom já se preparar para assistir ao repeteco em 2022.

Isso porque o Instituto Paraná Pesquisas, um dos únicos que acertou em 2018, acaba de também publicar nova pesquisa.

Em 2018, o Paraná Pesquisas apontava uma vitória bolsonarista no segundo turno das eleições presidenciais, com 60% dos votos, o que acabou se confirmando, ainda dentro da margem de erro apontada na época.

Fato que se repete, agora em 2021, na pesquisa publicada em 7 de maio, no qual o presidente Jair Bolsonaro vence Lula no segundo turno em 2022, em todos os cenários possíveis, o que pode ser conferido no gráfico abaixo:

Com tantas “coincidências”, dá ou não dá pra dizer que tem cheiro podre de manipulação no ar?

Eles não cansam de passar vergonha, só que agora vão ter que pagar no crédito, em várias vezes e com juros, pois a teta secou.

Divirta-se com o vídeo do Hipócritas e aproveite pra compartilhar, pois é preciso espalhar a verdade, ainda que com muito bom humor:

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar